Educadores de Jundiaí compartilham em livro experiências do desemparedamento

Publicada em 10/12/2024 às 15:32

Em meio a depoimentos emocionantes e comoventes, a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques realizou a entrega do livro “Desemparedamento da Escola: uma experiência construída no cotidiano da rede municipal de Jundiaí”. A publicação reúne experiências e relatos de 18 educadores sobre as propostas com a metodologia do desemparedamento aplicada em suas unidades escolares.

Com a presença dos autores do livro e da escritora e doutora em Educação, Eliane Reame, autora do posfácio da publicação, o encontro foi uma oportunidade de troca de experiências e de reflexão sobre práticas educativas de desemparedamento.

A gestora Vastí Ferrari Marques lembra que foram analisadas aproximadamente 120 experiências, todas de alto nível, que relatavam sobre as práticas e sua aplicabilidade sobre o tema. “Jundiaí se torna referência quando o assunto é desemparedamento. A educação precisa ser disruptiva para além das quatro paredes”.

A diretora do Departamento de Formação da UGE, Silvia Magalhães, ressalta que foram várias experiências relatadas e compartilhadas, porém 11 práticas foram escolhidas para a publicação. Entre os temas estão: “Brincadeiras que Aquecem o Coração”, “O Bairro da Nossa Escola”, “Surge o Bosque das Descobertas”, “Água e Solo Tamo Junto” e outros.  “Todos os educadores da rede municipal receberão um exemplar do livro, assim como as bibliotecas de suas respectivas unidades escolares.”

A doutora em Educação, Eliane Reame, foi convidada a escrever o pósfácio da segunda edição

Histórias como a do professor Edward de Abreu Campanario Neto ao abordar sobre a “Rota Industrial da Vila Arens” estão presentes no livro. Acostumado a levar seus estudantes a espaços públicos para “explorar” a história de Jundiaí, o professor relatou a experiência de utilizar a metodologia do desemparedamento no processo de ensino e de aprendizagem. “Sinto-me honrado pela oportunidade e também por poder compartilhar a experiência com os meus colegas.”

A autora, Eliane Reame, tem Jundiaí como referência para estudar o tema e não por coincidência foi convidada a escrever o posfácio desta edição. “Espero que a iniciativa continue porque esses relatos e vivências precisam ser compartilhadas entre todos. São propostas que estão sendo colocadas em prática  e que têm transformado o ambiente escolar.”

A teoria precede a prática

Durante a VII Semana de Atualização Pedagógica (SAP), realizada em fevereiro deste ano, foi lançado e entregue aos educadores o livro “Desemparedamento da Escola: a qualidade do ensino nos contextos do Programa Escola Inovadora”, que aborda o desemparedamento como uma metodologia fundamentada teoricamente e sustentada pelo conhecimento profissional docente.

Educadores colocaram no papel suas experiências sobre desemparedamento aplicados em suas unidades

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/12/10/educadores-compartilham-experiencias-de-desemparedamento-em-livro/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original