Reunião no Palácio dos Bandeirantes discute investimentos e melhorias para a Defesa Civil de Jundiaí

Publicada em 15/01/2025 às 17:55

O anúncio de possíveis investimentos na Defesa Civil de Jundiaí foi feito nesta quarta-feira (15), durante reunião no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. O encontro contou com a presença do prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli; do gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil, Fábio Nadal; do coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez; do chefe de gabinete, Tenente-Coronel Araújo Monteiro; da diretora de Divisão de Recuperação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Tatiana Rocha; da diretora estadual de Proteção e Defesa Civil, Tenente-Coronel Cláudia; e do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Coronel Hengel Ricardo Pereira.

Prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, e, Coordenador da Defesa Civil, Coronel Gimenez, são recebidos no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo

Durante a reunião, o prefeito Gustavo Martinelli apresentou ao Coronel Hengel a situação atual da Defesa Civil de Jundiaí e recebeu a garantia de que o governo estadual atuará em parceria com a administração municipal para reestruturar e fortalecer o órgão. “O orçamento aprovado para 2024-2025 garante apenas R$ 45 mil por ano para a Defesa Civil, o que é insuficiente. Hoje tivemos uma conversa e a promessa de que receberemos investimentos, como equipamentos para os 14 profissionais da Defesa Civil, além de novas viaturas”, explicou Martinelli.

O coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez, também apresentou propostas para a melhoria e integração das defesas civis dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). Entre as sugestões estão a instalação de novos equipamentos meteorológicos em Jundiaí e a criação de uma Defesa Civil Regional. “A RMJ, que envolve mais de um milhão de habitantes, precisa de ações específicas e integradas entre as sete cidades da região. Uma das prioridades é a criação de uma Defesa Civil regionalizada para atender melhor às necessidades de todos”, destacou Gimenez.

O coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Hengel, enfatizou a preocupação com a situação atual e o compromisso do governo em atender às demandas apresentadas. “Investir na Defesa Civil é investir nas pessoas. Precisamos trabalhar na prevenção e na redução de riscos. Vamos atuar em parceria com a prefeitura para implementar essas melhorias”, afirmou. Ele também comentou sobre os planos de investimentos em equipamentos e viaturas: “Nosso objetivo é apoiar. Vamos trabalhar junto aos deputados e à Assembleia Legislativa para garantir recursos para a região.”

Outro ponto debatido na reunião foi a situação das famílias que vivem em áreas de risco no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí. Martinelli e Gimenez cobraram ações para realocar e auxiliar essas pessoas. “Ninguém mora em área de risco porque quer. Já temos soluções e ferramentas para melhorar a moradia desses cidadãos. Fizemos isso em São Sebastião após as chuvas de 2023, principalmente com as vítimas da praia Barra do Sahy, e estamos empenhados em apoiar as famílias de Jundiaí e Várzea Paulista que perderam seus entes queridos nas chuvas de dezembro”, afirmou Hengel.

Gustavo Martinelli, Coronel Gimenez e equipe da Defesa Civil do Estado SP estudam melhorias para áreas de risco

Na região de divisa entre Jundiaí e Várzea, foram identificados, por meio de imagens aéreas, 444 telhados em área de risco. O próximo passo será realizar uma contagem populacional e definir as ações necessárias. “O Coronel Hengel se comprometeu a estudar formas de resolver essa situação de forma definitiva”, concluiu o prefeito.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/01/15/reuniao-no-palacio-dos-bandeirantes-discute-investimentos-e-melhorias-para-a-defesa-civil-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original