Defesa Civil de Jundiaí participa de alinhamento para definir ações de prevenção às chuvas
Publicada em 29/01/2025 às 13:07A reunião online da última segunda-feira (27) contou com a participação de 200 Defesas Civis municipais. A medida, coordenada pela Defesa Civil Estadual, teve o objetivo de alinhar ações de prevenção às chuvas previstas para os próximos dias.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel Gimenez, que também representou a Defesa Civil Regional, além das orientações sobre a prevenção, foram apresentados esclarecimentos sobre a tecnologia Cell Broadcast, que envia alertas de emergência diretamente aos celulares de pessoas que estão em áreas de risco. “Essa é uma ferramenta extremamente útil. O alerta de chuva forte chega ao celular das pessoas com um aviso sonoro e mensagem de texto por cerca de 10 segundos. Esse sistema independe de cadastramento, mapeando todos os celulares localizados nas áreas de risco”, explicou o coronel.
O Cell Broadcast é coordenado pela Defesa Civil do Estado e deve ser disponibilizado para os municípios de forma independente ainda em 2025.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, há alerta de chuvas fortes para os próximos dias em várias regiões, inclusive em Jundiaí.
Em razão das condições climáticas instáveis, o gabinete de crise foi mobilizado no Palácio dos Bandeirantes. Além das forças de segurança, integram o grupo empresas reguladoras de serviços públicos e representantes de concessionárias de abastecimento de água e energia.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
03/09/2026
Feriado de 7 de setembro: Confira como será o funcionamento dos serviços públicos em Jundiaí -
02/09/2026
Jundiaí terá mudança no tempo a partir de sábado, com chuva, vento e queda de temperatura no domingo -
28/08/2026
Defesa Civil alerta para onda de calor e baixa umidade em Jundiaí a partir desta sexta-feira (28) -
22/08/2026
Operação Estiagem capacita população para prevenção e combate a incêndios; próxima oficina será dia 27
Baixe as fotos desta notícia na resolução original
