Volta às aulas da rede municipal de ensino será nesta semana
Publicada em 03/02/2025 às 11:42A volta às aulas da rede municipal de ensino está marcada para o dia 06 de fevereiro (quinta-feira). Nesta data, retornam à escola os estudantes de todos os segmentos vinculados à Unidade de Gestão de Educação (UGE), que são: Educação Infantil 1 (crianças de até três anos), Educação Infantil 2 (G4 e G5), Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Tanto na quinta (06) quanto na sexta-feira (07) está prevista a adaptação das turmas, com duração de metade da carga horária. Os horários regulares passam a valer na semana seguinte, a partir do dia 10 de fevereiro.
A programação de volta às aulas tem no início, entretanto, nesta segunda-feira (03), com o retorno dos educadores do período de férias. Hoje e a terça-feira (04) são reservados para o planejamento escolar das equipes docentes.
Já na quarta-feira (05), cada uma das unidades escolares realiza, em horários previamente divulgados aos pais e responsáveis das crianças matriculadas, a primeira reunião do ano, para acolhimento às famílias e apresentação dos educadores e do planejamento previsto para o ano letivo.
“Temos nos empenhado para que esta seja uma volta às aulas especial para toda a rede municipal. Os desafios são muitos, por conta dos recursos previstos, mas garantimos que não haverá prejuízos aos estudantes e que, junto com os educadores e as famílias, eles encontrarão um serviço de qualidade ao longo de todo o ano letivo”, comentou a gestora de Educação, Priscila Costa.
Para 2025, os estudantes do Ensino Fundamental contarão com o material “Currículo em Ação”, viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo. Serão utilizados três livros por estudante, em kits bimestrais, um de Língua Portuguesa, outro de Matemática e um de Ciências, Geografia, História e Língua Inglesa. O material também viabiliza plataforma de formação para os educadores.
Para o início do ano letivo, o orçamento previsto também compreende a distribuição de duas camisetas do uniforme por estudante. “Prevemos também ajustes para, ainda neste semestre, ampliar essa oferta”, acrescentou Priscila.
Está previsto, também, que os estudantes recebam da UGE materiais de uso individual ou coletivo para fins pedagógicos. Fazem parte dos materiais: apontador, borracha, caderno, caneta, cola, lápis e lápis de cor, régua, tinta, giz de cera, massa de modelar, tesoura, conforme o segmento de que o estudante faz parte.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ
-
30/01/2025
Educação Inclusiva amplia contratações de estagiários de Pedagogia e tem vagas disponíveis
-
24/01/2025
Educação e Fundação Serra do Japi planejam estimular educação ambiental nas escolas
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
16/01/2025
Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas para os Ensinos Fundamental e Médio
Baixe as fotos desta notícia na resolução original