Defesa Civil de Jundiaí interdita três casas no bairro Bela Vista após fortes chuvas
Publicada em 03/02/2025 às 17:05As fortes chuvas do final de semana causaram danos estruturais em duas residências no bairro Bela Vista, levando à interdição total dos imóveis pela Defesa Civil. Uma terceira casa foi interditada parcialmente, por precaução. O chamado foi recebido no sábado (01), e desde então, a área vem sendo monitorada pelas equipes técnicas do município.
“Foi tudo muito rápido. As rachaduras já existiam, mas foram aumentando desde sábado, foi quando resolvemos acionar a Defesa Civil”, informou Eliana Selig, moradora de uma das casas interditadas.
Nesta segunda-feira (03), o prefeito Gustavo Martinelli esteve no local, acompanhado por engenheiros da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e pela Defesa Civil. Após avaliação, foi constatado que uma das casas terá que ser demolida.
“A casa que será demolida está abandonada e apresenta estrutura precária. O problema é que as residências são geminadas e há o risco de as demais cederem. Estamos prestando apoio aos moradores vizinhos e acionamos a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) para analisar a possibilidade de concessão do auxílio-aluguel”, destacou o prefeito.
Além do auxílio-aluguel, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) também foi acionada para avaliar a necessidade de outros benefícios sociais para as famílias afetadas. “Nosso objetivo é garantir suporte às famílias nesse momento difícil, oferecendo alternativas para que tenham um local seguro para morar”, afirmou o superintendente da FUMAS, Jeferson Coimbra.
De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 12 horas foram registrados 78 milímetros de chuva. As infiltrações agravaram a situação estrutural de uma das residências, que sofreu um colapso parcial, além do rebaixamento no nível da calçada do imóvel.
“Orientamos os moradores a se deslocarem para casas de amigos ou parentes e notificamos o proprietário da residência comprometida para que realize a demolição necessária”, explicou o comandante da Defesa Civil, coronel Gimenez.
A Prefeitura de Jundiaí segue monitorando a região e reforça a importância de acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ao identificar sinais de risco, como rachaduras e deslizamentos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ.
-
29/01/2025
Defesa Civil de Jundiaí participa de alinhamento para definir ações de prevenção às chuvas
-
23/01/2025
FUMAS e Defesas Civis de Jundiaí e Várzea Paulista realizam visita técnica no Jardim Balsam
-
15/01/2025
Reunião no Palácio dos Bandeirantes discute investimentos e melhorias para a Defesa Civil de Jundiaí
-
02/01/2025
Governo realiza visita técnica nas áreas de risco no Jardim Sorocabana – Meias-Aço
Baixe as fotos desta notícia na resolução original