Valorização dos artistas locais é uma das marcas da Festa da Uva e Expo Vinhos

Publicada em 07/02/2025 às 23:13

Uma das marcas da 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos, a valorização dos artistas locais tem sido apreciada pelo público que visita o Parque da Uva. Seja nos shows nos cinco palcos temáticos da festa, nas intervenções artísticas espalhadas pelas ruas do parque ou no receptivo da Vila do Colono, a presença dos músicos, atores e produtores culturais locais é uma das certezas de uma comemoração à altura da festa que é a “Paixão de Jundiaí”.

Para esta edição da Festa, mais de 1,5 mil artistas foram contratados pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), das mais diversas linguagens e estilos. Somente na Vila do Colono, são mais de 50 atores contratados para representar a vida e costumes tanto dos imigrantes, quanto dos brasileiros naquela época. No total, a Festa contabiliza mais de 250 atrações, das quais cerca de 180 são atrações musicais e as demais intervenções artísticas em geral.

CONFIRA AS FOTOS DO TERCEIRO FINAL DE SEMANA DA FESTA

Alexandre Bianchin entrou na brincadeira e interagiu com o elenco da Vila do Colono

Moradores do Caxambu, o casal Alex e Gislaine Bianchin prestigiou a festa na noite desta sexta-feira (07) acompanhado do filho Alexandre, de seis anos. “A gente vem à Festa desde muito mocinhos. Vínhamos ver os shows e agora temos frequentado por conta do ambiente familiar”, comentou a gerente de consultório.

Alexandre divertiu-se interagindo com os atores da Vila do Colono. “Ela me ofereceu café, mas eu não tomei. Era de mentira”, brincou.

O engenheiro Rodolfo Lumasini veio à Festa acompanhado da namorada Rafaela Carioli e da mãe Liliane. “Viemos domingo passado e quisemos voltar, trazendo a minha mãe, pois o clima está bem gostoso”, comentou, definindo a experiência no receptivo como “enriquecimento cultural”.

E a mãe concorda com a definição. “Este é um tema importante para a história da cidade e para o respeito à ancestralidade de parte da população, como a minha família.”

Rodolfo e Rafaela gostaram tanto da Festa que decidiram marcar mais um passeio; desta vez convidaram a Liliane

Já na Vila do Vinho, o show com estilo Flashback no Palco Uva Niagara Rosada de Jundiahy animou o público. A agricultora aposentada Dayse Bertasse não resistiu e foi dançar em frente ao palco. “Eu vim por causa desta banda e não consigo ficar sentada, de jeito nenhum, quando ela toca.”

Denair, irmã de Dayse, fez companhia em frente ao palco. “Já é a quinta vez que venho só este ano. E quando eu venho passo o dia, vendo os shows, tomo vinho, participo da Pisa da Uva.”

As irmãs Dayse e Denair não resistiram e dançaram bem perto do palco ao som da banda de Flashback

Animação foi também o que se viu na família da Célia Defante, que assistiu ao show de Flashback acompanhada do filho Lucas e da mãe Irma. “Viemos para prestigiar a Festa e fomos surpreendidos por este show de flashback. Em março minha mãe faz 83 anos e, mesmo em tratamento contra um câncer, ela dá este show de disposição. É muito gratificante poder curtir isso em família”, comentou a moradora da vila Aparecida.

Mais Festa
A 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos segue neste sábado (08) e domingo (09), além do próximo final de semana, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. Às sextas-feiras, a Festa vai das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 21h. O Parque da Uva fica na avenida Jundiaí, s/n – Anhangabaú. A entrada é gratuita, com ingresso solidário de alimento não perecível ao Fundo Social de Solidariedade.

Acompanhada do filho e da mãe, Célia também aproveitou a noite de sexta (07) na Festa

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/02/07/valorizacao-dos-artistas-locais-e-uma-das-marcas-da-festa-da-uva-e-expo-vinhos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original