Dengue e Febre Amarela: profissionais da RMJ participam de capacitação
Publicada em 29/03/2025 às 13:00Jundiaí sediou nesta semana uma capacitação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde sobre manejo clínico da Dengue e da Febre Amarela. A atividade reuniu, no auditório da UNIP, mais de 100 profissionais, entre médicos e enfermeiros, das sete cidades da RMJ (Região Metropolitana de Jundiaí).
A condução foi realizada pela Diretora Técnica de Divisão de Saúde GVE XVII Campinas, Márcia Regina Pacóla, pela articuladora da Atenção Básica da Regional de Saúde de Jundiaí (DRS VII), Jussara Chavarski de Souza, e pela médica infectologista, Renata D’avila Couto.

“Diante do cenário epidemiológico, estamos atuando em várias frentes e essa capacitação foi importante para qualificação dos profissionais de saúde no manejo clínico das arboviroses”, ressalta a diretora de Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), médica Tatiane de Luca Barbosa, que também participou da atividade, juntamente com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), enfermeira Carolina de Azevedo.
Cenário
Neste ano, o Município não registra casos de Febre Amarela. Já os casos de Dengue chegam a 1.273, conforme o último Boletim de Arboviroses.
A cidade, desde janeiro, segue com ações voltadas para a contenção das duas doenças. Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação, são disponibilizadas a vacina contra Dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, conforme determinado pelo Ministério da Saúde, e o imunizante contra a febre Amarela.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
04/07/2025
Vacinação contra a gripe supera cobertura de 2024, mas Prefeitura segue focada em atingir a meta do Ministério da Saúde
-
03/07/2025
Hospital São Vicente reforça atendimento de urgência com 14 leitos no Pronto-socorro Adulto
-
02/07/2025
Julho Amarelo: Saúde incentiva testagem e vacinação contra hepatites
-
30/06/2025
VISAM realiza ação para avaliação de risco de arboviroses
Baixe as fotos desta notícia na resolução original