A alegria e emoção marcaram a reinauguração do Parque do Corrupira

Publicada em 01/05/2025 às 19:00

A quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho, foi inesquecível para milhares de jundiaienses que prestigiaram a aguardada reinauguração do Parque do Corrupira — carinhosamente conhecido como Parque do Trabalhador.

Com novo visual, espaços totalmente requalificados, atrações culturais, feira de artesanato, food trucks e uma programação pensada com carinho para toda a família, o parque voltou a receber a população de braços abertos — e o público respondeu: até as 14h, mais de 10 mil pessoas já haviam passado pelo local, segundo balanço parcial fornecido pela Guarda Municipal de Jundiaí (GM).

Confira as fotos fotos da reinauguração: clique aqui

Logo na entrada, era visível o encantamento estampado no rosto dos visitantes. O novo Corrupira agora conta com áreas de lazer revitalizadas, atividades esportivas, e quiosques — que foram disputadíssimos para os tradicionais churrascos em família. Mas o ponto alto do dia foi, sem dúvida, o famoso trenzinho, que emocionou crianças e adultos, resgatando memórias afetivas de gerações.

A programação começou em grande estilo com o show animado de Willian Rodrigues, trazendo o melhor do Forró e Piseiro. Em seguida, a Confraria da Viola encantou o público com a sonoridade do interior paulista, abrindo espaço para a divertida intervenção artística “A Bandinha da Cotonete Maria”, da Cia. O que tem Maria?. O samba também marcou presença com a vibrante apresentação da banda Panela Preta. Já à tarde, foi a vez da dupla Erik Dias e Marcelinho levantar o público com um animado show de sertanejo. Um balão colorido que subiu ao céu arrancou aplausos e suspiros, completando o cenário de encantamento.

“É um momento de muito orgulho para todos nós. O Parque do Corrupira é um patrimônio afetivo de Jundiaí e entregá-lo revitalizado, seguro e cheio de vida à população é um compromisso que cumprimos com emoção”, afirmou o prefeito Gustavo Martinelli durante a cerimônia de abertura.

O vice-prefeito Ricardo Benassi também celebrou o sucesso do evento. “Estamos falando de um parque que representa a infância e a memória afetiva de muitos jundiaienses. Hoje, ele renasce com mais infraestrutura, acessibilidade e atrativos para toda a família.”

A revitalização foi coordenada pela Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos. O gestor responsável, Marcos Galdino, destacou o empenho das equipes envolvidas. “Cada canto desse parque foi pensado com cuidado — desde os espaços de lazer até a acessibilidade. Ver tudo isso sendo aproveitado pela população é a maior recompensa.”

Além da infraestrutura, o cuidado com a experiência do visitante também foi um destaque. A gestora de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, foi responsável pela organização das feiras e espaços de alimentação. “Tudo foi preparado com muito carinho, valorizando o produtor local, os artesãos e oferecendo o melhor da gastronomia jundiaiense. O resultado é essa energia contagiante que estamos vendo aqui hoje.”

A programação cultural teve curadoria da Unidade de Gestão de Cultura. “A cultura é um elo entre o espaço público e a população. Trouxemos uma programação plural, para todas as idades, com muita música, arte e alegria”, comentou a gestora Clarina Fasanaro.

A Guarda Municipal teve papel essencial no sucesso do evento, garantindo a segurança dos presentes. Já a Unidade de Mobilidade e Transporte disponibilizou ônibus gratuitos até o parque e os agentes organizaram o fluxo de trânsito na região, proporcionando conforto e segurança para o público e moradores do entorno. No transporte público até as 14h, foram contabilizados 458 desembarques e 173 embarques nos ônibus especiais destinados ao evento.

Nada disso seria possível sem o apoio fundamental dos empresários da cidade, que abraçaram o projeto com generosidade e espírito colaborativo. Cada parceiro contribuiu de forma essencial para que a festa fosse esse grande sucesso. A Prefeitura de Jundiaí agradece à AGCO, Ferráspari, Fini, Valec, Tebas, Maria da Glória Martinasso Prandini, Digital Jundiaí e Patriani — nomes que acreditam na cidade, investem em seu desenvolvimento e estiveram ao lado da população nessa celebração inesquecível no novo Parque do Corrupira.

Além das atrações artísticas e gastronômicas, o público também pôde participar de atividades esportivas, aulas abertas e jogos recreativos — como futebol, vôlei e xadrez. Famílias inteiras aproveitaram o dia ensolarado para celebrar a vida e o trabalho com passeios pelo verde, muitos registros felizes e aquele churrasco especial nos quiosques.

O novo Parque do Corrupira comprova que, quando o poder público escuta a população e investe com responsabilidade e afeto, os resultados vão muito além da infraestrutura — são verdadeiras transformações sociais e afetivas.

“O Corrupira é da gente e está de volta. Mais bonito do que nunca”, finalizou o prefeito Gustavo Martinelli.

Assista o vídeo completo: clique aqui

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/05/01/a-alegria-e-emocao-marcaram-a-reinauguracao-do-parque-do-corrupira/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original