Com Clube de Leitura, UBS Caxambu promove a saúde da comunidade
Publicada em 26/05/2025 às 10:30Incentivar hábitos saudáveis, aumentar a conscientização sobre saúde e melhorar o bem-estar dos usuários, dos pequenos aos idosos. Com esse objetivo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Caxambu implantou o projeto Clube da Leitura. Em cinco meses, mais de sete mil páginas de títulos diversos foram lidas e a biblioteca, inaugurada no final de abril, já conta com mais de 200 títulos doados pela comunidade.
O projeto começou com o incentivo à leitura em casa, onde os participantes registravam suas obras favoritas, e evoluiu para encontros mensais de socialização, promovendo troca de experiências e descobertas entre pacientes e equipe.
“Implantamos essa ação inovadora para conectar pessoas de todas as idades, fortalecendo vínculos sociais e ampliando a educação em saúde. Os livros possibilitam a abordagem de vários temas com os usuários. Em pouco tempo, já percebemos que o nosso Clube está sendo uma poderosa ferramenta de promoção da saúde física e emocional”, ressalta a gerente da UBS, enfermeira Luciana Marinho.

A psicóloga Maria Fernanda Martins elenca que, entre os benefícios, está o fortalecimento da memória e da concentração. “Ainda temos o desenvolvimento da empatia e do autoconhecimento, sendo fatores essenciais para o equilíbrio emocional”, comemora.
O gestor adjunto da Unidade de Promoção da Saúde (UGPS), Allan Gomes de Lorena, também destaca que a iniciativa integra o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde a partir de estratégias que valorizam o cuidado ampliado. “A leitura é uma ferramenta potente para promover saúde mental, autonomia e cidadania. Com ações como essa, reforçamos o papel das UBSs como espaços vivos de cuidado, convivência e educação permanente.”

Aprovação
Para a dona de casa Aparecida Pepe Cosin, a novidade é muito bem-vinda. “Isso é ótimo. Passei em consulta, fiquei sabendo e quis participar. Sei que ler melhora a cabeça, melhora o humor”, enfatizou, enquanto escolhia uma obra entre as tantas disponibilizadas pela UBS.
As escritoras jundiaienses Silvia Rocha e Bianca Stievano, que participaram da inauguração da biblioteca com os alunos da EMEB Prefeito Vasco Antonio Venchiarutti, também destacaram a importância do projeto. “Fico muito feliz com iniciativas que incentivam a leitura, ainda mais sendo uma ação em uma UBS. Quem lê viaja para outros lugares, exercita o cérebro para a reflexão”, comentou Silvia.


Rede
Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família do Município ofertam atividades voltadas para a promoção da saúde dos usuários. São grupos como o de fisioterapia, obesidade, qualidade de vida, meditação, auriculoterapia, dança circular, Lian Gong, alongamento, nutrição, entre outros. Para conhecer a programação e participar, basta o usuário procurar a sua unidade de referência.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
28/05/2025
Nota Oficial: Jundiaí confirma terceira morte por dengue em 2025
-
28/05/2025
Com a mudança de temperatura, cuidados devem ser redobrados para evitar doenças respiratórias
-
26/05/2025
Saúde realiza reunião de emergência com hospitais públicos e privados para reforçar o enfrentamento às Síndromes Respiratórias
-
22/05/2025
Sábado tem multivacinação na UBS Morada das Vinhas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original