Cisne Negro Cia. de Dança traz formações e espetáculo gratuitos no Polytheama na sexta (23)
Publicada em 22/05/2025 às 16:30O Teatro Polytheama recebe nesta sexta-feira (23) uma série de atividades gratuitas promovidas pela Cisne Negro Cia. de Dança, companhia sediada há 48 anos em São Paulo e uma das mais tradicionais e conceituadas do País. A programação contará com workshop, palestra e espetáculo, realizados no teatro ao longo do dia e viabilizados por meio de edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas, com apoio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura.
A primeira atividade será das 13h às 14h, com o workshop “Desenhos do Corpo” no palco do teatro. Ministrada por Jorge Garcia, a atividade é por ordem de chegada e contará com 25 vagas. Partindo de exercícios corporais desenvolvidos e trabalhados em coreografias, Jorge irá buscar uma fiscalidade intensa e suave, trazendo uma reflexão sobre um corpo contemporâneo, onde tem desenvolvido uma linguagem própria em sua abordagem coreográfica, estética e temática, levantando questões sobre o corpo e o ambiente em que é inserido, seus desenhos no espaço, suas possibilidades e como transformá-lo.

No fim da tarde, a partir das 17h50 será a vez da palestra sobre a vida e obra de Itamar Assumpção, compositor em que se inspira uma das coreografias que a companhia irá realizar sua pré-estreia no espetáculo da noite no palco jundiaiense. O objetivo do encontro é destacar a relevância de Itamar não somente como músico, mas também como um autêntico pensador e ativista que empregou a música como meio de mudança social e cultural, deixando uma marca duradoura na música brasileira e no pensamento crítico acerca da sociedade. O encontro também tem duração de uma hora e contará com 50 vagas, por ordem de chegada.
Espetáculo
Já a partir das 20h, o espetáculo da companhia trará duas coreografias. A primeira delas será “Lampejos: uma Degustação Visual”, de 2022, que é assinada por Andressa Miyazato e tem música original do premiado compositor Jean-Jacques Lemêtre. Inspirada na tradição do Butoh, de Ohno Kazuo, e no seu método de criação de autorretratos, a obra utiliza a linguagem da Dança Contemporânea para construir cenas que brincam com os conceitos de temporalidade, linearidade do tempo e memória afetiva. Não somos nós que nos movemos cronologicamente, mas são as muitas temporalidades que passam por nós, deixando rastros que se manifestam na forma como nos comunicamos com o mundo – em forma de dança.
Em seguida, será a vez da pré-estreia de “Que tal o impossível?”, do coreógrafo brasileiro Jorge Garcia, inspirada na música “Que Tal o Impossível?”, do icônico Itamar Assumpção. A obra mergulha no universo sonoro e teatral do músico, explorando movimentos contemporâneos, sensíveis e lúdicos, enquanto homenageia a pluralidade, diversidade e efervescência de São Paulo. Trata-se de uma proposta que une a musicalidade pulsante de Itamar com a riqueza criativa da dança, concebida para um cenário noturno, inspirado nas noites paulistanas, com elementos visuais potentes e uma narrativa que mistura poesia, ludicidade e a vida noturna da metrópole.
Ao final do espetáculo, a companhia irá conduzir com o público uma roda de conversa sobre a proposta da programação, o processo criativo da obra e demais temas relacionados.
Somente para o espetáculo, os ingressos gratuitos deverão ser previamente retirados nas bilheterias ou tótens eletrônicos do Teatro ou do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, ou pela internet, por meio da plataforma Sympla. Cada interessado pode retirar até dois ingressos, disponíveis a partir das 10h30 desta quinta-feira (22).
O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
22/05/2025
Alegria das crianças e visita especial marcam a festa dos 70 anos da Emeb Marcos Gasparian
-
20/05/2025
Sala de cinema do Expressa recebe oficina gratuita sobre roteiro neste sábado (24)
-
19/05/2025
Prefeitura de Jundiaí realiza visita técnica a CEUs de São Paulo em busca de soluções integradas
-
19/05/2025
Caminhadas mediadas propõem resgate à memória e diálogo da sociedade com o Município
Baixe as fotos desta notícia na resolução original