Programação audiovisual e formativa segue em cartaz na sala de cinema do Espaço Expressa
Publicada em 26/06/2025 às 14:25Por meio da parceria entre a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura e a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado, a Sala São Paulo-Minas – mais conhecida como Sala de Cinema do Espaço Expressa – tem recebido uma extensa programação audiovisual e formativa pelo projeto Pontos MIS.
Sempre com entrada gratuita, a programação já trouxe este ano exibições de produções nacionais e internacionais diversas, além de participar da Mostra Livre com curtas-metragens e da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos (MCDH). Isso sem contar as oficinas formativas, com temas como efeitos especiais e de criação de roteiro.
Na última terça-feira (24), foi a vez da oficina “Direção de arte em cena”, que contou com mediação da figurinista e diretora de arte Maria Cecília Amaral. Antes de os participantes desenvolverem um trabalho prático de decupagem acerca de direção de arte, a parte teórica da atividade lançou um olhar sobre a arte, iluminação, figurino e os bastidores de diversas produções, como “Metrópolis”, de Fritz Lang, e “O Gabinete do Dr. Caligari”, de Robert Wiene, além de outros clássicos do Expressionismo alemão e sua influência estética em obras do cineasta Tim Burton e produções nacionais.

Heloísa Franco e João Pedro Mazzeto são estudantes de Cinema e decidiram participar da oficina “Direção de arte em cena”, como complemento para o conteúdo que veem na faculdade. A ideia surgiu da Heloísa, que recebeu a divulgação em seu celular e convidou o amigo. “Eu acho que os estudantes de Cinema precisam entender muito bem tudo o que está envolvido na produção e a questão da arte é algo muito interessante. Quero me dedicar à direção de fotografia, mas isso dialoga muito com a direção de arte”, comentou a jovem de 18 anos, moradora do Eloy Chaves.
Para João Pedro, de 19 anos, o motivo também é a sua formação. “Os temas se conectam muito. A parte de que mais gosto é a direção e sou também artista plástico e desenhista. Sem contar as referências todas da oficina no que diz respeito a filmes, como ‘Metrópolis’, um clássico”, comentou o jovem, que reside no Vianelo.

Mais programação
Ainda como parte das atrações do projeto Pontos MIS, a sala de cinema recebe neste sábado (28), a partir das 15h, a exibição do filme “Laerte-se”. A produção nacional, de 2017, tem direção de Lygia Barbosa e Eliane Brum e duração de cerca de 100 minutos. A entrada gratuita e por ordem de chegada conta com 90 lugares, com classificação etária de 14 anos.
O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760 (antigo Complexo Fepasa). Toda a programação do projeto pode ser conferida na Agenda Cultural.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ 
- 
				 29/10/2025 
				
					 Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança
- 
				 29/10/2025 
				
					 Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas
- 
				 28/10/2025 
				
					 Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil
- 
				 27/10/2025 
				
					 Festa da Uva e Expo Vinhos: tradicional festa dos jundiaienses já tem as datas para 2026 no Parque da Uva Festa da Uva e Expo Vinhos: tradicional festa dos jundiaienses já tem as datas para 2026 no Parque da Uva
Baixe as fotos desta notícia na resolução original


