Oficina de pintura e convívio marcam rotina no Condomínio dos Idosos do Fazenda Grande
Publicada em 03/07/2025 às 08:00Uma manhã de cores, risadas e afeto marcou mais uma atividade no Condomínio dos Idosos, no bairro Fazenda Grande, em Jundiaí. Os moradores participaram, na área de convivência do residencial, de uma oficina de pintura em pano de prato — uma entre as várias ações mensais realizadas no local. A atividade promoveu não só o aprendizado de novas técnicas, mas também a valorização da convivência entre os idosos.
A agente de serviços operacionais da FUMAS, Elaine Souza de Paula, responsável pela condução das oficinas, destaca a importância desses momentos. “Realizamos oficinas mensalmente e observo quais atividades mais agradam a eles, para repetir. A pintura em guardanapo é uma das preferidas. Essas ações promovem socialização, estimulam a coordenação motora e o bem-estar físico e mental. O Condomínio está virando uma grande família. É lindo ver o carinho entre eles e a alegria em cada passeio ou atividade.”

Aos 87 anos, Maria Celina Peixoto descreve o impacto das atividades em sua rotina. “A solidão é muito triste. Toda forma de distração é bem-vinda. Esses momentos de convivência são especiais para a gente.”
Moradora assídua das oficinas, Iraci Dias, de 81 anos, conta que tem verdadeira paixão pelas atividades: “Adoro as aulas de pintura e de ginástica. Aqui é um lugar que valoriza a gente, dá vida ao nosso dia.”
Já Diomar Moreno, de 82 anos, vai além: “Amo, amo essas atividades. Principalmente a pintura! Mas também tem café da manhã, passeios, cinema, Parque da Cidade, almoços… É ótimo para a mente, para o corpo, para tudo. Porque nessa idade, muita gente já enfrenta Parkinson, Alzheimer… E aqui temos integração e cuidado.”
Mesmo com limitações motoras, a moradora Aurora Joaquim de Passos, de 83 anos, não deixa de participar: “Eu tremo muito, mas elas me ajudam, deixam eu usar a barra para não borrar. Me esforço. Tento costurar, procuro não ficar parada.”



Um projeto que resgata a dignidade
O Condomínio dos Idosos — Vila Residencial dos Idosos I é uma iniciativa pioneira em Jundiaí, voltada a pessoas com 60 anos ou mais, com renda de até dois salários mínimos, sem imóvel próprio e com bom estado de saúde física e mental. Localizado na Rua Daniel da Silva, nº 158, no Fazenda Grande, o condomínio oferece moradia digna em regime de permissão de uso — até que o idoso possa viver de forma independente — e busca resgatar a autoestima de quem, muitas vezes, vive com recursos comprometidos.
Com 22 casas (duas delas adaptadas), área de lazer, estacionamento e área comum, o espaço é administrado pela FUMAS (Fundação Municipal de Ação Social). O projeto teve origem em um pedido apresentado no IV Congresso de Aposentados e Pensionistas da Região de Jundiaí, em 1999, e se concretizou com a entrega das chaves em fevereiro de 2008.
Hoje, os critérios de entrada são regulados pelo Ato Normativo nº 70, priorizando idosos beneficiários do Auxílio Moradia e aqueles já assistidos pela FUMAS em áreas de intervenção urbana. Em abril de 2025, todos os beneficiários do auxílio foram convidados a conhecer o local e agora, a equipe trabalha na identificação de novos moradores com base nas exigências do normativo.
Convivência que transforma
O superintendente da FUMAS, Jefferson Coimbra, ressalta a importância do projeto como um modelo de política pública humanizada para a terceira idade: “O Condomínio dos Idosos é muito mais do que um conjunto habitacional. É um espaço de cuidado, pertencimento e convivência. Vemos, a cada nova atividade, como a autoestima e a alegria de viver são resgatadas. A FUMAS tem orgulho de conduzir um projeto que oferece dignidade e segurança aos nossos idosos.”
Além das oficinas, o residencial promove festas temáticas, passeios culturais, atividades físicas e rodas de conversa. É uma iniciativa que mostra como políticas públicas, quando bem estruturadas, podem transformar o envelhecimento em uma etapa cheia de novas experiências e afetos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Baixe as fotos desta notícia na resolução original