Professores ingressantes da rede passam por formações e atividades pedagógicas durante as férias
Publicada em 12/07/2025 às 10:00Durante o período de férias escolares do mês de julho, os cerca de 200 professores recém-ingressantes da rede municipal e, portanto, sem direito ao período, têm passado por uma série de formações e atividades pedagógicas promovidas pela Unidade de Gestão de Educação (UGE). “Além do cumprimento à legislação, a medida está alinhada com o programa Escola da Gente, permitindo a esses profissionais formações e vivências de impacto no serviço oferecido aos nossos estudantes”, comentou a gestora de Educação, Priscila Costa.
As atividades têm sido conduzidas, ao longo desta e da próxima semana, no complexo de parques vinculados à DAE Jundiaí – Parque da Cidade e Mundo das Crianças. A semana começou com formações; antes do feriado, os grupos participaram de palestras, apresentações sobre as dinâmicas e iniciativas da UGE, como o programa Escola da Gente, passaram por uma expedição de reconhecimento dos parques e assistiram a uma palestra com a fonoaudióloga Mariana Freire, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforçando a importância dos cuidados preventivos com a voz.

Já as atividades pedagógicas, alinhadas às propostas já desenvolvidas pelos profissionais nas unidades escolares em que atuam, tiveram início nesta quinta-feira (10) e estão vinculadas à programação de férias para as crianças. No Mundo das Crianças, as equipes ficaram divididas em 12 pontos com atividades temáticas nos segmentos das Artes, Movimento, Jogos de regras e Educação para o Trânsito.
As atividades artísticas concentraram-se na Casa da Árvore, com oficinas diversas de confecção de brincadeiras, como aviões de papel, pipas e cataventos, além de produção de desenho. Acompanhado da mãe Tamara, o Lorenzo Furtado, estudante da Emeb Duilio Maziero, quis desenhar a si mesmo com uma guitarra na mão. Além de torcedor do São Paulo, o pequeno de sete anos também tem a música como hobby. “Já perdemos as contas de quantas vezes já viemos ao Mundo das Crianças, mas esta visita tem um gosto especial para aproveitar as férias e com atividades mediadas”, comentou a moradora do Caxambu.
Já na área das quadras ficaram concentradas as atividades de Movimento, com circuito de desafios, brincadeiras com bola e raquete, além de parede de escalada.


Próximo ao Parque Paca, os visitantes puderam participar dos Jogos com Regras, como o arco e flecha e o mini golfe. O professor de Educação Física Lucas dos Santos, que trabalha na Emeb Professora Maria Gemma Gennari Carturan, na vila Rossi, traçou um paralelo entre o acompanhamento das crianças no arco e flecha com o que desenvolve em sala de aula. “É uma experiência interessante, que aumenta o repertório das crianças com o trabalho de coordenação motora fina, para além do controle da força”, comentou.
Já as atividades de Educação para o Trânsito concentraram-se no Jardim da Mobilidade, onde os professores atuaram com as crianças para o ensino das regras de trânsito, convivência e olhar cuidadoso com a natureza e meio ambiente.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
10/07/2025
Estagiários de Pedagogia da Educação Inclusiva passam por ciclo formativo
-
08/07/2025
Parque da Cidade e Mundo das Crianças tem programação especial de férias a partir desta quarta-feira (09)
-
05/07/2025
Escola da Gente: palestra reforça formação para equipes da Educação Infantil
-
04/07/2025
Sábado tem vacinação contra gripe na Praça da Matriz
Baixe as fotos desta notícia na resolução original