Sábado tem ação especial de vacinação na Praça da Matriz

Publicada em 05/09/2025 às 08:00

A Secretaria de Promoção da Saúde realiza uma ação especial de vacinação, neste sábado (6), na Praça Governador Pedro de Toledo — Praça da Matriz. Das 8h às 14h, serão aplicadas as doses das vacinas contra o HPV (Papilomavírus Humano) e a Febre Amarela, além da Tríplice Viral, que protege contra o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola.

“Essa é mais uma ação extramuros para alavancar a aplicação de vacinas em Jundiaí e deixar a população imunizada contra doenças que podem se agravar e levar ao óbito. Garantir a imunização da população contra a Febre Amarela e o Sarampo é essencial para evitar a circulação do vírus no Munícipio. No caso do HPV, seguindo a ação temporária do Ministério da Saúde, a dose será ofertada, também, para adolescentes entre 15 e 19 anos. Quem não se vacinou, essa é uma importante oportunidade. Havendo dúvidas, também estaremos lá para esclarecê-las”, enfatiza a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carolina de Azevedo.

Para receber as doses, basta apresentar documento com CPF

Quem deve ser vacinado
Contra Febre Amarela, devido ao cenário epidemiológico atual, a vacina é aplicada a partir dos seis meses de idade, como dose de intensificação. O esquema vacinal é dose única para a população a partir de cinco anos. Já crianças de 9 meses a 4 anos devem receber duas doses, sendo a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.

A dose contra o HPV está incluída no Calendário Nacional de Imunizações de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Seguindo as diretrizes nacionais, a vacina também é disponibilizada para imunocomprometidos de 9 a 45 anos e vítimas de violência sexual entre 15 e 45 anos. Até dezembro, o imunizante será aplicado em adolescentes entre 15 e 19 anos, que perderam a oportunidade de receber o imunizante anteriormente.

A Tríplice Viral é aplicada a partir dos 12 meses de idade. Em crianças, são duas doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses, com a vacina Tetra Viral (SCR-V). Para quem não foi vacinado ou tem esquema incompleto, a vacina é disponibilizada até os 29 anos, em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Já para quem tem de 30 a 59 anos, é aplicada uma dose da vacina Tríplice Viral, e em profissionais da saúde, independentemente da idade, são aplicadas duas doses, com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Para receber os imunizantes, basta apresentar documento com CPF.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/09/05/sabado-tem-acao-especial-de-vacinacao-na-praca-da-matriz/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original