Jundiaí abre licitação para conclusão da obra do Ambulatório Médico de Especialidades e Diagnósticos (AMED) e PA Progresso
Publicada em 19/09/2025 às 14:49A Prefeitura de Jundiaí publicou na Imprensa Oficial desta sexta-feira (19) a abertura da licitação para a contratação de empresa para a conclusão e adequação da obra do Ambulatório Médico de Especialidades e Diagnósticos (AMED) e Pronto Atendimento (PA) Progresso.
O prédio, localizado na avenida Zuferey, totalizará mais de 3,8 mil metros quadrados de área construída e possibilitará a ampliação da oferta de serviços de saúde especializada, além de atendimento de urgência e emergência em clínica médica e pediatria. O investimento para conclusão da obra está estimado em cerca de R$ 6,4 milhões.

A obra da Progresso foi reiniciada em janeiro de 2023, com prazo de 374 dias e previsão de conclusão para 02 de fevereiro de 2024. Devido ao descumprimento reiterado das obrigações contratuais, falhas na execução e prezando pela transparência e pelo bom uso dos recursos públicos, a Prefeitura reincidiu unilateralmente, no dia 7 de abril deste ano, o contrato com a empresa contratada para o serviço, aplicando as sanções previstas em lei, incluindo multas. Ao todo, quatro termos de prorrogação foram firmados (58 + 75 + 90 + 140 dias), totalizando 738 dias de contrato e prorrogando a entrega para 31 de janeiro de 2025. Contudo, foram executados aproximadamente 74,76% da edificação.
“Esse é um equipamento importante e sabemos o quanto é esperado pela população. Reforçando o nosso compromisso com a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos públicos, houve a necessidade de paralisar e tomar providências para garantir a continuidade, com a qualidade que os usuários da rede municipal de saúde merecem”, ressalta o prefeito Gustavo Martinelli.
Estrutura
O prédio tem três pavimentos. No térreo ficará o PA, que contará com sala de espera, recepção, área infantil, cinco consultórios médicos, consultório odontológico e salas de procedimentos, de medicação, de raio-x, de emergência, de classificação de risco, de observação adulto e infantil, quarto de isolamento e, também, salas de apoio.
Já o segundo e o terceiro pavimentos abrigarão o AMED, com 37 consultórios, sala de coleta, sala de pós-consulta, sala multiuso, sala cirúrgica, área de recuperação pós-anestésica, central de esterilização, entre outros ambientes.
No fundo, será construída uma edificação de apoio de 280 m², que compreende refeitório para funcionários, cozinha, almoxarifado e sala de reunião e de descompressão. Na área externa também ficará um estacionamento com 22 vagas, além de área para embarque e desembarque de ambulâncias.
Toda estrutura contará com sistema de climatização, acessibilidade, iluminação LED e uma central de geração de energia fotovoltaica com capacidade de 20 mil kWh composta por 365 painéis solares.
“Será uma estrutura moderna e bem equipada, que trará conforto tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde, e permitirá qualificar ainda mais o cuidado ofertado à população de Jundiaí”, acrescenta a secretária de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci.

Após a assinatura do contrato com a nova empresa e a emissão da ordem de serviço, a previsão é que o restante da obra seja finalizado em 13 meses.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
17/09/2025
Saúde leva doses da vacina para dois pontos até sábado
-
22/08/2025
Mutirão de Saúde no Parque da Cidade: FMJ leva atendimento gratuito à população neste sábado (23)
-
09/08/2025
‘Consultório na Rua’ oferece cuidado humanizado à população em situação de vulnerabilidade
-
28/07/2025
Saúde regional em pauta: Jundiaí sedia encontro preparatório com apoio da Secretaria de Estado
Baixe as fotos desta notícia na resolução original