Saúde apresenta produção do segundo quadrimestre em audiência pública
Publicada em 26/09/2025 às 10:00A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (SMPS) apresentou em audiência pública realizada na Câmara Municipal, o balanço dos investimentos e atendimentos realizados no setor da saúde entre os meses de maio e agosto deste ano.
A prestação de contas atende à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e foi aberta à população, que pôde acompanhar presencialmente ou pelos canais oficiais do Legislativo. O vice-prefeito Ricardo Benassi esteve presente acompanhando.
No segundo quadrimestre de 2025, a pasta destinou aproximadamente R$ 501 milhões à área da saúde. O montante representa 28,34% do orçamento municipal, quase o dobro dos 15% mínimos exigidos pela Constituição Federal. A maior fatia foi para Média e Alta Complexidades, abrangendo os ambulatórios, a Rede Hospitalar e a Rede de Urgência e Emergência, seguido pela Atenção Básica, que compreende as Unidades Básicas de Saúde e Clínicas da Família. Também teve destaque o aporte recebido por meio de emendas estaduais e federais, que somadas correspondem ao valor de R$ 2,8 milhões.

Obras
A apresentação destacou ainda o andamento de 21 projetos. Entre eles, o avanço da construção das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Rio Branco, Maringá e Rio Acima. Também foram ressaltadas a abertura da licitação para a contratação de empresa para a conclusão e adequação da obra do Ambulatório Médico de Especialidades e Diagnósticos (AMED) e PA Progresso; a reforma de outros espaços de saúde; a construção de uma nova UBS; a busca de imóveis para a implantação do Centro de Triagem Diagnóstica para Neurodivergência: e o prosseguimento das intervenções para garantir a acessibilidade da Clínica da Família e PA Ponte São João; entre outros.
Para a secretária de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, a audiência foi um importante momento para mostrar o andamento das ações e para os vereadores esclarecerem dúvidas específicas. “É fundamental trazer esse detalhamento e deixar a cidade atualizada sobre questões como o CISMETRO (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas), que vem para fortalecer o atendimento em saúde pública na nossa cidade, possibilitando a transição da teleinterconsulta para consultas com especialistas em consultórios e possibilitando ampliar, por exemplo, 300 consultas com angiologista por mês, além das tratativas constantes para aumentos de leitos junto ao Estado para o atendimento da demanda, que cresceu significativamente nos últimos anos”, enfatizou a secretária de Promoção da Saúde.
Assessoria de Imprensa
Foto: Câmara Municipal
-
26/09/2025
Sábado tem multivacinação no Maxi Shopping
-
25/09/2025
Consultas e exames: avisar em caso de ausência ajuda toda a rede de saúde
-
23/09/2025
Saúde segue mobilizada para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV
-
22/09/2025
NOTA ATUALIZADA: Linhas do SAMU
Baixe as fotos desta notícia na resolução original