Municípios da RMJ realizam reunião sobre políticas habitacionais com participação da ONU-Habitat
Publicada em 17/10/2025 às 18:43A Prefeitura de Jundiaí participou, nesta sexta-feira (17), da reunião temática sobre habitação e desenvolvimento urbano sustentável que reuniu representantes dos sete municípios que compõem a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). O encontro, realizado em Jarinu, integrou a programação da ONU-Habitat – agência das Nações Unidas voltada à promoção de cidades mais inclusivas, sustentáveis e ambientalmente equilibradas.

Participaram da reunião as prefeitas Débora Prado (Jarinu) e Noemi Medeiros Bernardes (Cabreúva); o assessor especial da Aglomeração Urbana de Jundiaí, Thales Delgado, o secretário municipal de Habitação e de Infraestrutura e Serviços Públicos de Jundiaí, Jeferson Coimbra; o secretário municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Marco Antonio Bedin; o subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, José Police Neto; o coordenador da Subsecretaria, Carlos Alexandre Gomes; além de técnicos do Escritório Técnico da RMJ e servidores das prefeituras envolvidas.
O encontro teve como objetivo fortalecer a articulação regional em torno de soluções habitacionais integradas e discutir estratégias conjuntas de enfrentamento aos desafios urbanos contemporâneos, como déficit de moradia, ocupações irregulares e os impactos das mudanças climáticas sobre as cidades.
Representando Gustavo Martinelli, prefeito de Jundiaí e presidente da RMJ, o assessor especial Thales Delgado destacou a importância da atuação conjunta entre os municípios e o papel de Jundiaí na consolidação de uma governança metropolitana baseada na cooperação técnica.
“A ONU-Habitat representa uma oportunidade para pensarmos juntos soluções sustentáveis que vão impactar não apenas a nossa geração, mas também as próximas. O Escritório Técnico tem sido fundamental para garantir agilidade e integração entre os sete municípios”, afirmou.

O secretário Jeferson Coimbra ressaltou o papel da RMJ na construção de políticas públicas mais eficazes. “Habitação é um direito social, mas também um pilar do desenvolvimento urbano. Quando os municípios planejam juntos, as soluções se tornam mais completas e eficientes para toda a população”, disse.
A prefeita Débora Prado, anfitriã e vice-presidente da RMJ, destacou a importância de sediar a reunião em Jarinu. “É uma honra sediar uma discussão dessa magnitude. Estamos falando de um tema que ultrapassa governos e gerações. É gratificante ver prefeitos e equipes pensando juntos soluções coletivas e sustentáveis”, afirmou.
Representando o Governo do Estado de São Paulo, o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, elogiou o avanço da governança metropolitana da RMJ e destacou que o encontro marca um novo ciclo de cooperação com a ONU-Habitat.
“A RMJ tem potencial para se tornar um exemplo nacional de desenvolvimento urbano sustentável e colaborativo. Esse é um passo importante para fazermos da habitação um vetor de inclusão e dignidade”, completou.
A primeira parte da reunião encerrou com a assinatura simbólica de um pacto regional pela habitação sustentável, reafirmando o compromisso dos sete municípios da RMJ com cidades mais justas, inclusivas e resilientes.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
14/10/2025
Munícipios da RMJ apresentam demandas conjuntas em saúde, mobilidade e segurança ao governador
-
06/09/2025
Prefeitura de Jundiaí reúne municípios para avançar no planejamento habitacional
-
01/08/2025
Jundiaí sedia encontro regional e impulsiona propostas para fortalecer a saúde pública
-
26/07/2025
Prefeitura participa de encontro regional sobre habitação e desenvolvimento urbano com presença do Governo do Estado
Baixe as fotos desta notícia na resolução original