Secretaria de Justiça e Cidadania leva temas sobre violência contra a mulher e assédio no trabalho para alunos do UniAnchieta
Publicada em 12/11/2025 às 17:00A Secretaria de Justiça e Cidadania de Jundiaí, em parceria com o UniAnchieta, realizou um ciclo de palestras voltado aos alunos ingressantes do curso de Direito, abordando temas de grande relevância social: “A Cultura da Violência Contra a Mulher” e “Assédio Moral e Sexual no Trabalho”.
As palestras, que contaram com o apoio da 33ª Subseção da OAB Jundiaí, foram ministradas pela assessora de Políticas para Mulheres do Município, Maria Aparecida Carlos, pela Dra. Aretha Casarin (advogada e Diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e pela Dra. Andréa de Castro (Presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Jundiaí).


Dra. Maria Lúcia Vasconcellos
As atividades envolveram aproximadamente 200 alunos do 1º ano de Direito, distribuídos em três turmas, uma no período da manhã e duas no noturno. O objetivo foi promover um espaço de reflexão sobre questões que ultrapassam o campo jurídico e alcançam o cotidiano das relações sociais e profissionais.
A Diretora de Cidadania do Município, Maria Lúcia Vasconcellos, destacou a importância de levar esses conteúdos ao ambiente acadêmico. “As palestras tiveram como objetivo levar aos estudantes assuntos relevantes sob o aspecto jurídico e de cidadania, possibilitando a ampliação dos conhecimentos e a conscientização sobre esses temas, os quais, além de sensíveis à sociedade, são fundamentais para compreender os direitos e deveres que envolvem a convivência humana”, afirmou.
Já o professor Elvis Brassaroto Aleixo, Coordenador-Geral do curso de Direito do UniAnchieta, ressaltou o impacto positivo da parceria e o aprendizado proporcionado aos alunos. “A articulação com a Secretaria de Justiça e Cidadania nos permitiu oferecer aos alunos reflexões profundas e de importante impacto social. Contamos com palestrantes experientes e comprometidos, que compartilharam vivências e repertórios valiosos. Foram momentos de aprendizado que nossos estudantes levarão para a vida e, certamente, serão multiplicadores conscientes e responsáveis do que ouviram e partilharam. Essa foi uma iniciativa enriquecedora que pretendemos repetir em outras oportunidades”, destacou.
A parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania, o UniAnchieta e a OAB-Jundiaí reforça o compromisso das instituições com a formação cidadã e o fortalecimento do debate sobre direitos humanos, equidade e respeito no ambiente acadêmico e profissional.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo Pessoal
-
09/11/2025
Espetáculo de dança promove reflexão sobre a violência contra a mulher entre servidores da Assistência Social -
26/10/2025
‘Jundiaí por Elas’ celebra o protagonismo feminino e reforça a importância do autocuidado durante o Outubro Rosa -
05/10/2025
Jundiaí é representada na 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres -
21/09/2025
Roda de Conversa apresenta atuação do Conselho da Mulher em Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

