Mês da Consciência Negra: encontro debate desafios e afetos das Maternidades Negras
Publicada em 22/11/2025 às 14:00Como parte da programação do Mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Jundiaí promoveu no CIEMPI a roda de conversa “Maternidades Negras: desafios, afetos e políticas públicas”, reunindo profissionais da Educação, Saúde e da Assessoria de Políticas para Igualdade Racial.



O encontro discutiu como o racismo estrutural impacta a vivência das mães negras, abordando temas como saúde, acesso a direitos e redes de apoio. Para a Articuladora Regional e Municipal da Primeiríssima Infância, Gerusa Cardoso, a atividade reforçou a importância de ouvir essas mulheres. “O cuidado com a primeira infância começa com o cuidado de quem cuida. Dar voz às vivências das mães negras é essencial para aprimorar nossas práticas e construir políticas mais sensíveis e acolhedoras. A roda valorizou saberes, histórias e a força da ancestralidade que sustentam o maternar negro.”
As participantes vivenciaram também a oficina “Toque Aromático”, conduzida pela equipe da Saúde, com massagem nas mãos e aromaterapia, como um momento de autocuidado. A dinâmica simbolizou o reconhecimento da sobrecarga física e emocional vivida por muitas mães negras, cujas mãos representam trabalho, cuidado e resistência.



Outro momento marcante foi a Dinâmica de Entrelaçamento, em que as participantes, conectadas pelas mãos em um “nó”, precisavam juntas encontrar caminhos para se desvencilhar. A prática simbolizou obstáculos como o racismo, a solidão da maternidade solo e a falta de apoio institucional e reforçou a importância da comunidade e das redes de apoio para superar desafios.
A Assessora de Políticas para Igualdade Racial, Andrea São Pedro, destacou a relevância de ações que reconheçam os recortes sociais e raciais presentes na experiência da maternidade. “Falar de maternidades negras é falar de direitos, de cuidado e de enfrentamento às desigualdades. Esse espaço reafirma nosso compromisso com políticas públicas que acolham, valorizem e protejam essas mulheres e suas famílias,” afirmou Andrea.
A ação integra o calendário do Mês da Consciência Negra e reforça o compromisso da Prefeitura com a equidade racial e o fortalecimento das famílias no território.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/11/2025
Com apoio da Prefeitura de Jundiaí, Marcha da Consciência Negra leva cultura e união contra o racismo -
19/11/2025
Festival Baobá leva programação cultural do Mês da Consciência Negra ao Espaço Expressa -
17/11/2025
Jundiaí reforça compromisso com a igualdade racial em ações do Mês da Consciência Negra -
14/11/2025
Famílias do ‘Criança Feliz’ participam de vivência sobre história e cultura negra na Rota-Afro
Baixe as fotos desta notícia na resolução original





