Sábado (22) é dia de mais vacinação casa a casa contra a febre amarela em bairros rurais

Publicada em 20/11/2025 às 10:47

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde, segue avançando com a campanha de vacinação casa a casa contra a febre amarela em bairros rurais do município. Mesmo na emenda do feriado do Dia da Consciência Negra, sábado (22) é dia de mais uma ação, dessa vez nas áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Caxambu e Ivoturucaia.

As equipes farão as visitas domiciliares das 8h30 às 16h, identificadas e acompanhadas por veículos oficiais da Prefeitura de Jundiaí.

Além de orientar os moradores sobre a doença, serão realizadas a avaliação das carteirinhas e a aplicação da dose. “A vacinação casa a casa contra a febre amarela é uma das principais prioridades da gestão na área da Saúde porque, por meio dessa iniciativa, levamos proteção a uma doença que pode ser imunoprevenível ao maior número possível de moradores que residem em áreas de difícil acesso e que, por algum motivo, têm dificuldade de se deslocar até uma UBS. As ações têm sido feitas continuamente, para que o município eleve sua cobertura vacinal”, ressalta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carolina de Azevedo.

Equipes vão orientar moradores, avaliar carteirinhas e aplicar doses que estiverem atrasadas

A febre amarela é uma doença viral aguda transmitida por mosquitos e sua principal prevenção é a vacina. O esquema vacinal é dose única para a população a partir de 5 anos. Já crianças de 9 meses a 4 anos devem receber duas doses, sendo a primeira aos 4 anos (conforme recomendação do Ministério da Saúde desde 2020). Em Jundiaí, devido ao cenário epidemiológico atual – são dois casos confirmados este ano, com um óbito –, a vacinação está indicada a partir dos 6 meses de idade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/11/20/sabado-22-e-dia-de-mais-vacinacao-casa-a-casa-contra-a-febre-amarela-em-bairros-rurais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original