‘Jundiaí na luta contra a Aids’ terá diversas ações de conscientização sobre a prevenção contra o HIV
Publicada em 29/11/2025 às 09:00A Secretaria de Promoção da Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/HIV e Hepatites Virais e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realiza a 10ª edição do evento “Solidariedade em movimento: Jundiaí na luta contra a Aids”. Serão diversas ações lúdicas, educativas e informativas com foco na conscientização.
Neste domingo (30), das 9h às 11h, haverá uma oficina de pipa no Parque da Cidade, envolvendo participantes de todas as idades. Intitulada “Entre o fio e o vento”, a atividade também terá distribuição de laços vermelhos, disponibilização de autotestes e orientações sobre IST/HIV e hepatites virais.
Ao longo de todo o mês de dezembro, sempre das 16h às 19h, os terminais de ônibus também receberão ações educativas, com distribuição de autotestes de HIV e orientações sobre a prevenção das ISTs e hepatites virais. A programação começa na segunda-feira (1º), no Terminal Eloy Chaves, e segue nos dias 8 (Terminal Rami), 15 (Terminal Colônia) e 22 (Terminal Central). Na terça-feira (2), haverá ainda, para gestores e profissionais de saúde, a palestra “Desafios atuais da epidemia de HIV” e a exibição do documentário “Histórias vividas: uma história de luta contra HIV/Aids”, que narra a trajetória da resposta local à epidemia em Jundiaí. O evento será na Escola de Gestão Pública, das 13h às 17h.
Para a gerente do CTA, Grace do Prado Dan, a programação é alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado todo 1º de dezembro desde 1988. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), traz como símbolo o laço vermelho, para representar a paixão e o sangue. “Esse é o momento para dar visibilidade à epidemia e combater o preconceito, a desinformação e o estigma relacionados à doença. Em Jundiaí, também prestamos e demonstramos todo o nosso apoio, empatia e solidariedade às pessoas que vivem com o HIV, reforçando o compromisso público de ampliação do diagnóstico, acesso e tratamento ao HIV de qualidade a todas as pessoas”, reforça.
Até o final de dezembro, Jundiaí realiza ainda a 22ª edição da campanha “Fique Sabendo”, com a intensificação da oferta de testes rápidos para HIV e sífilis no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A testagem é rápida e sigilosa, e os resultados ficam prontos em até 30 minutos.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação PMJ
-
28/11/2025
Instituto Adolfo Lutz confirma óbito de idoso por febre maculosa em Jundiaí; VE reforça cuidados contra a doença -
27/11/2025
Morcego com raiva é encontrado no bairro Ponte São João -
27/11/2025
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue neste sábado (29) -
25/11/2025
‘Saúde em Dia’ oferece 1,6 mil atendimentos em um único dia e garante continuidade das ações para diminuir filas na rede
Baixe as fotos desta notícia na resolução original
