Guarda Municipal e demais forças policiais mantêm em queda os principais indicadores criminais em Jundiaí
Publicada em 31/12/2025 às 13:17Os principais indicadores criminais em Jundiaí seguem em queda, segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), com a produtividade policial apresentando alta graças ao trabalho da Guarda Municipal em conjunto com as demais forças de segurança. Foram divulgadas esta semana as estatísticas referentes ao período de janeiro a novembro de 2025, comparando-o com os mesmos 11 meses do ano passado. Os dados demonstram relevante redução nos crimes patrimoniais. Os furtos em geral caíram 15,2% e os de veículos 20,2%; já a redução dos roubos foi de 18,3%, de roubos de carga, 48%, e de roubos de veículos, de 21,1%. As apreensões de drogas subiram 34,2% e de armas, 66,6%. As prisões efetuadas aumentaram 22,4%.

Segundo o secretário de Segurança Pública de Jundiaí, Guilherme Balbino Rigo, a Guarda Municipal, com o importante suporte das polícias Militar e Civil, atua valorizando essa integração, com o compartilhamento de dados, estratégia e a presença dos agentes de segurança nas ruas. “O trabalho da nossa GMJ é motivo de orgulho, pois alia preparo técnico, inteligência operacional e proximidade com o cidadão”, afirmou. “O modelo de gestão implementado pela Prefeitura, sob a liderança do prefeito Gustavo Martinelli, aposta na inteligência territorial, valorização profissional, investimentos em tecnologia e forte articulação interinstitucional com as polícias estaduais e federais, Ministério Público e Poder Judiciário. Segurança pública eficiente é aquela que entrega resultados”, reforçou o secretário Rigo.
Guilherme Balbino Rigo reforça que a GMJ está sendo modernizada, com novas viaturas, equipamentos, armamentos e uniformes, além de tecnologia de ponta. “Os investimentos da Administração na Segurança contribuem para que tenhamos esses resultados positivos. Continuaremos aprimorando nossa Guarda Municipal para que a população jundiaiense possa viver com mais tranquilidade”, emendou.

Prevenção, proteção e inteligência policial
Ainda de acordo com o secretário, 2025 foi um período de desafios orçamentários, mas de conquistas efetivas. Enfrentando limitações, a pasta organizou prioridades em conjunto com as secretarias de Finanças, Justiça e Cidadania e Administração e Gestão de Pessoas. O planejamento garantiu estrutura e equipamentos à Corporação e permitiu avançar em políticas de prevenção, proteção e inteligência policial. A integração operacional com as polícias estaduais e federal foi ampliada ao longo do ano, resultando em um serviço de inteligência qualificado.
O avanço tecnológico marcou o período. A Secretaria Municipal de Segurança Pública aderiu ao programa estadual “Muralha Paulista”, com reconhecimento facial e cruzamento de informações para localização de indivíduos procurados pela Justiça. A pasta firmou convênio com o “Infocrim 4.0”, integrando dados de ocorrências em tempo real, e passou a acessar o “Alerta Brasil”, da Polícia Rodoviária Federal, conectando o videomonitoramento municipal ao federal. A Prefeitura lançou ainda o aplicativo “153 Jundiaí”, que permite à população enviar denúncias com fotos, vídeos e geolocalização pelo smartphone.
A criação da Ronda Rural garantiu presença permanente no campo, com patrulhamento ostensivo e atuação de inteligência em áreas produtivas, atendendo demandas históricas de agricultores e donos de sítios. Como foco na prevenção, cinco torres de segurança foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, equipadas com câmeras, iluminação e comunicação direta com o Centro de Controle Operacional da GMJ.
No campo legislativo, 2025 registrou avanço com o encaminhamento à Câmara da Lei do Silêncio e de outras leis que garantem maior autonomia à Guarda Municipal, proposta que moderniza procedimentos administrativos e operacionais, fortalece a atuação da GMJ e promove o combate aos “pancadões”, à poluição sonora e atividades correlatas.
Para 2026, a Secretaria Municipal de Segurança Pública projeta a expansão do videomonitoramento, novas tecnologias, intensificação da proteção escolar, políticas preventivas, ampliação do patrulhamento, o chamamento dos novos guardas aprovados em concurso e a compra de novos uniformes e equipamentos. “Segurança Pública precisa de planejamento, investimento em tecnologia e presença permanente nos territórios”, encerrou o Secretário de Segurança Pública de Jundiaí.

O prefeito Gustavo Martinelli lembrou que, no último dia 29, a Guarda Municipal de Jundiaí recebeu 20 novas viaturas, integralmente configuradas de acordo com a Norma Técnica SENASP nº 006/2022, que estabelece os requisitos mínimos para veículos leves destinados ao emprego operacional na atividade de segurança pública. Em 2025, foram entregues ao todo 27 veículos. “Isso reafirma nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços públicos. Com mais segurança, queremos que cada munícipe sinta que Jundiaí está avançando junto com sua gente. A segurança dos cidadãos é prioridade do nosso governo”, completou.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
30/12/2025
Prefeitura reforça prioridade na Segurança com entrega de 20 novas viaturas para a Guarda Municipal -
19/12/2025
Segurança Pública fecha 2025 com integração policial, tecnologia ampliada e queda nos índices criminais -
14/12/2025
Cidades da RMJ destacam resultados e ampliam ações integradas em segurança e desenvolvimento -
12/12/2025
Prefeitura promove ação de sensibilização em Libras para servidores e reforça compromisso com a inclusão
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



