Emoção, tradição e orgulho: Festa da Uva encanta Jundiaí em noite de abertura
Publicada em 16/01/2026 às 11:56A noite desta quinta-feira (15) foi marcada por emoção, alegria e celebração em Jundiaí com a abertura oficial da 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos, que atraiu uma multidão ao Parque da Uva para prestigiar a maior e mais tradicional festa do gênero da América Latina. Luzes, cores, sabores e sentimentos marcaram o primeiro dia de festa, reafirmando a força de um evento que é símbolo da identidade jundiaiense, movimenta a economia, fomenta o turismo e cumpre um importante papel social.

Promovida pela Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a Associação Agrícola, a cerimônia oficial reuniu autoridades municipais e estaduais, produtores rurais, representantes do setor agrícola e a população. Estiveram presentes o prefeito Gustavo Martinelli, o vice-prefeito Ricardo Benassi, prefeitos da região, o secretário estadual de Turismo Roberto de Lucena, o superintendente federal de Agricultura e Pecuária em São Paulo Stanislau Steck, e o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo Gilberto Kassab, além de vereadores, representantes de deputados e secretarias estaduais.
A Festa da Uva chega aos seus 92 anos celebrando a história que transformou Jundiaí na “Terra da Uva”, marcada pelo surgimento da Uva Niagara Rosada de Jundiahy, hoje reconhecida internacionalmente e com Indicação Geográfica. Ao longo de sua trajetória, o evento já recebeu turistas de 19 países e de todos os estados brasileiros, consolidando-se como um dos principais motores do turismo regional.
Mais do que uma festa, o evento é um verdadeiro encontro entre tradição e inovação. A agricultura segue como o coração da festa, reunindo mais de 100 produtores rurais, além das adegas da Vila do Vinho, os bairros rurais na Vila das Frutas, os artesãos do Jundiaí Feito à Mão e do Galpão Criativo, os sabores do Empório Jundiaí e as barracas das entidades socioassistenciais, que encontram na festa uma importante fonte de recursos para manter suas atividades ao longo do ano.



Outro destaque da noite de abertura foi o aguardado show de drones, que encantou o público ao iluminar o céu com desenhos, luzes e cores, arrancando aplausos e reforçando o clima de encantamento que tomou conta do parque, mesmo sob a garoa.
Para o prefeito Gustavo Martinelli, a Festa da Uva é um patrimônio da cidade. “A Festa da Uva é a alma de Jundiaí. É um encontro entre gerações, que preserva nossa história, valoriza o trabalho dos agricultores e projeta a cidade para o Brasil e para o mundo. Aqui celebramos nossas origens, fortalecemos o turismo, movimentamos a economia local e reforçamos o compromisso social com as entidades que fazem a diferença na vida de tantas famílias. É uma festa que emociona, acolhe e traduz o orgulho de ser jundiaiense”, afirmou.
O vice-prefeito Ricardo Benassi destacou a importância da Indicação Geográfica da uva Niagara Rosada. “Isso é muito marcante para todos nós. Vamos aproveitar essa maravilhosa festa”, disse.
Representando o governador do Estado, Gilberto Kassab ressaltou a relevância do evento. “A Festa da Uva se renova e se fortalece a cada ano. O evento faz bem a todos que o visitam. São Paulo é a locomotiva do Brasil, e isso se explica pela pujança de cidades como Jundiaí. Nosso estado precisa de eventos valorizados como a Festa da Uva”, destacou.
O secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, também exaltou o papel do evento no calendário paulista. “É uma honra estar aqui. Parece que o ano só começa quando a Festa da Uva se inicia. Tanto a Festa da Uva quanto a Expo Vinhos são, sem dúvida, dois dos maiores eventos do calendário turístico do Estado de São Paulo”, afirmou.
A secretária de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, ressaltou o trabalho coletivo que torna o evento possível. “É a maior festa já organizada na cidade. Ela só dá certo porque é feita a muitas mãos. Este ano, teremos mais de 370 expositores de diferentes áreas. A uva Niagara Rosada é uma joia, é a cara de Jundiaí”, destacou.
Já a secretária de Cultura, Clarina Fasanaro, lembrou a diversidade da programação cultural. “Serão seis palcos com artistas locais e regionais. Será uma festa carregada de sentimento, emoção, diversão e socialização”, afirmou.



O presidente da Câmara Municipal, Edicarlos Vieira, representando o Legislativo, definiu a Festa da Uva como um sonho concretizado. “Temos o maior evento do gênero do Brasil, sustentado pelos nossos agricultores, a quem agradeço pelo trabalho que realizam”, disse. O presidente da Associação Agrícola de Jundiaí, Renê Tomasetto, também destacou a força da organização e a presença feminina. “Temos mais de 25 cantinas comandadas por mulheres muito bem-sucedidas, o que mostra a diversidade e a força dessa festa”, completou.
Programação e horários
A 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos de Jundiaí acontece ao longo de quatro finais de semana:
- 16, 17 e 18 de janeiro
- 23, 24 e 25 de janeiro
- 30 e 31 de janeiro
- 1º, 6, 7 e 8 de fevereiro de 2026
Horários de funcionamento:
- Sextas-feiras: das 18h às 22h
- -Sábados: das 10h às 22h
- Domingos: das 10h às 21h
O evento acontece no Parque da Uva, localizado na Avenida Jundiaí, s/nº – Anhangabaú. A entrada é gratuita, com sugestão voluntária de doação de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade, reforçando o caráter solidário de uma festa que une brilho, emoção e compromisso com a cidade.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
15/01/2026
Festa da Uva terá estande para adoção de animais e arrecadação de ração -
15/01/2026
Público terá bolsão de estacionamento e transfer gratuitos nos finais de semana da 41ª Festa da Uva de Jundiaí -
14/01/2026
Prefeitura realiza ajustes finais da 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos de Jundiaí antes da abertura -
14/01/2026
População de Jundiaí e cidades da Região tem diversas linhas de ônibus para chegar à Festa da Uva
Baixe as fotos desta notícia na resolução original







