Caminhada do Janeiro Branco reúne moradores e profissionais em mobilização pela saúde mental
Publicada em 28/01/2026 às 17:00A Praça Joaquim Soares Lemos, na Vila Hortolândia, amanheceu movimentada nesta quarta-feira (28). Dezenas de pessoas, entre munícipes e profissionais da rede municipal, participaram de uma caminhada em alusão à campanha Janeiro Branco, que incentiva o cuidado com a saúde mental. A iniciativa foi promovida pelo CAPS III, em parceria com a Clínica da Família Hortolândia.
A concentração teve início às 7h30 e, antes da caminhada, o público participou de uma animada dança circular às 8h, aquecendo os participantes para o trajeto. Neste ano, a mobilização trouxe como tema “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental”. Fiscais de trânsito da Secretaria de Mobilidade e Transporte acompanharam todo o percurso, que seguiu até o Jardim Botânico, no Horto Florestal, onde a atividade foi encerrada.


Usuário do CAPS III desde 2019, João Alves de Oliveira, 37 anos, faz acompanhamento psiquiátrico e psicológico na unidade e participa com frequência das atividades oferecidas. Para ele, a caminhada é uma oportunidade de dar visibilidade ao tema. “Aqui a gente se movimenta e ajuda a sociedade a abrir os olhos para a importância do cuidado. Também quebramos estigmas, porque ainda existe muito preconceito e tabu”, afirmou.
Cheia de disposição, Claudemira Figueiredo Bueno Costa, 54, também marcou presença. Para ela, o momento simboliza superação após anos de tratamento. “Eu enfrentei a depressão por mais de sete anos e hoje não tomo mais medicação, graças aos exercícios físicos, que pratico seis vezes por semana. Só não vem quem não quer, é maravilhoso”, brincou.


Segundo a gerente do CAPS III, Janaína de Carvalho Sant’Anna Ermani, a proposta da caminhada é fortalecer vínculos e promover inclusão. “Saúde mental vai além dos cuidados medicamentosos; ela está no vínculo. Quando nos reunimos e ocupamos a cidade, mostramos que somos iguais, sem preconceito.”
Ao longo do mês de janeiro, diversas unidades de saúde promovem ações temáticas. Para além da campanha, Jundiaí conta com uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estruturada e articulada, que oferece acolhimento, acompanhamento contínuo e atenção integral a pessoas de diferentes faixas etárias e em diversas situações de sofrimento psíquico durante todo o ano.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
27/01/2026
Aberta ao público, Caminhada do Janeiro Branco reforça a importância do cuidado com a saúde mental nesta quarta (28) -
27/01/2026
Morcego com raiva é encontrado no bairro Fernandes -
27/01/2026
Prefeitura de Jundiaí promove rodas de conversa sobre saúde emocional de jovens durante o Janeiro Branco -
27/01/2026
Jundiaí enfrenta falta de vacinas contra Covid-19 para 12+ devido a desabastecimento do Estado
Baixe as fotos desta notícia na resolução original






