Tradicional Tratorada marca o encerramento da 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos neste domingo

Publicada em 07/02/2026 às 08:00

A tradicional Tratorada vai abrir e marcar o encerramento do último dia da 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos de Jundiaí, neste domingo, a partir das 10h, em um evento simbólico e emocionante que celebra os produtores rurais, verdadeiros protagonistas da festa e da história agrícola da cidade.

Logo nas primeiras horas da manhã, agricultores e seus familiares acordam cedo para participar do cortejo, que parte às 10h do Paço Municipal e percorre ruas da cidade até o Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva). O desfile de tratores e máquinas agrícolas, utilizados na lavoura, leva para o espaço urbano um pouco da paisagem rural que deu origem à Festa da Uva.

Confira a programação completa aqui

Participam produtores dos bairros Caxambu, Traviú, Bairro do Poste, Champirra entre outros, que fazem questão de tocar a buzina e compartilhar com a população o orgulho de manter viva a tradição agrícola de Jundiaí.

Para a secretária de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, os produtores rurais são protagonistas da manutenação da qualidade de vida da cidade. “O trabalho realizado por eles precisa ser celebrado e valorizado. Temos uma agricultura forte, presente em diversos bairros de Jundiaí, que precisa de visibilidade, já que são eles que produzem nosso alimento, ajudam na manutenção das áreas agriculturáveis e garantem a qualidade de vida da nossa cidade. A Tratorada é uma forma de divulgar esse trabalho, celebrar o agronegócio, fortalecer a identidade rural de Jundiaí e nossa Festa da Uva, que nasceu da dedicação desses agricultores.”

Além do desfile dos tratores, a chegada ao Parque da Uva contará com a presença da Corte da Uva e com a recepção calorosa da Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira, que interpreta clássicos da música sertaneja, criando um clima de celebração, pertencimento e emoção para produtores e visitantes.

Mais do que uma curiosidade visual, a Tratorada é um verdadeiro espetáculo cultural, que conecta o campo e a cidade, reforçando a importância da agricultura no cotidiano jundiaiense.

Celebração da colheita e da Indicação Geográfica da Niagara Rosada

O cortejo também marca simbolicamente a colheita da Uva Niagara Rosada de Jundiaí, a variedade mais comercializada e que deu origem à Festa da Uva. A fruta conquistou o selo de Indicação Geográfica (IG), um reconhecimento nacional que valoriza a origem, a qualidade e a identidade de um dos maiores símbolos do município.

A Indicação Geográfica reconhece que as características únicas da Niagara Rosada estão diretamente ligadas ao território onde é produzida, considerando fatores como clima, solo e o saber-fazer transmitido ao longo de gerações. O selo agrega valor ao produto, protege a tradição agrícola, garante controle de qualidade e assegura ao consumidor a procedência e a autenticidade da fruta.

A Tratorada é um convite para que a população prestigie, conheça e valorize quem mantém viva a tradição agrícola da cidade. Um momento único para ver de perto as máquinas da lavoura, celebrar a colheita da Niagara Rosada e encerrar a Festa da Uva com emoção, cultura e reconhecimento aos produtores que fazem parte da história de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2026/02/07/tradicional-tratorada-marca-o-encerramento-da-41a-festa-da-uva-e-12a-expo-vinhos-neste-domingo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original