Jundiaí promove programação especial no Mês da Luta Antimanicomial

Publicada em 08/05/2026 às 12:56

Maio é marcado nacionalmente pela Luta Antimanicomial, movimento que defende o cuidado em liberdade para pessoas em sofrimento psíquico, a garantia de direitos humanos e o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A data de 18 de maio faz referência ao movimento iniciado no Brasil no fim da década de 1980, durante a Reforma Psiquiátrica Brasileira, que propôs a substituição do modelo centrado em manicômios por uma rede de cuidado humanizada e territorial.

Em Jundiaí, a política de saúde mental é desenvolvida a partir dos princípios da Reforma Psiquiátrica e do cuidado em rede, com atuação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviços de atenção básica e equipamentos voltados à reinserção social e ao cuidado comunitário. Ao longo dos anos, o município consolidou ações ligadas à luta antimanicomial, promovendo fóruns, caminhadas, atividades culturais e esportivas voltadas aos usuários, trabalhadores e população em geral.

Neste ano, a Secretaria de Promoção da Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, realiza uma programação especial ao longo do mês.

Programação

08/05 – Abertura | das 13h às 17h

Local: concentração em frente à Sala Glória Rocha, com marcha acompanhada por intervenções culturais até o coreto, atrás da Igreja Matriz.

O evento contará ainda com a Feira dos Produtos de Economia Solidária Colmeia Ecosol e será aberto ao público em geral.

13/05 – Fórum da Luta Antimanicomial | das 13h às 17h

Local: Auditório do Sesc Jundiaí

O Fórum será realizado após a Feira Colmeia Ecosol, atividade aberta à população, das 10h às 13h. A discussão terá como tema “Preconceito e Exclusão, Identidade e Pertencimento: dimensões do estigma em Saúde Mental”.

A atividade é voltada a profissionais de saúde e população em geral e demanda inscrição prévia para participação.

18/05 – Marcha da Luta Antimanicomial | às 11h

Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) – Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Moema, São Paulo.

Evento voltado a profissionais e trabalhadores dos serviços da RAPS, que participarão do encontro juntamente com as redes de outros municípios.

22/05 – InterCAPS | às 8h

Local: Parque Ecológico de Campinas – Rodovia Heitor Penteado, altura do km 3,2, Vila Brandina.

A atividade será voltada aos usuários dos CAPS, com participação em atividades esportivas. O evento consiste em um torneio de futebol com a presença das unidades de Campinas e região.

28/05 – Evento de Encerramento | das 13h30 às 16h

Local: Espaço Expressa (Complexo Fepasa)

Aberto à população em geral, o evento contará com apresentações artísticas de oficinas realizadas nos serviços de saúde e roda de conversa sobre as atividades desenvolvidas ao longo do mês.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2026/05/08/jundiai-promove-programacao-especial-no-mes-da-luta-antimanicomial/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original