Vale Verde amplia vivências e leva atividades de horta para dentro das escolas municipais
Publicada em 01/09/2026 às 08:53A experiência de plantar, cuidar e colher alimentos ganhou um novo espaço nas escolas municipais de Jundiaí. Por meio da modalidade “Vale Verde na Escola”, profissionais do Vale Verde passam a visitar as unidades de ensino para desenvolver, junto aos estudantes, atividades práticas nas hortas escolares. A iniciativa é realizada em parceria com a Área de Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do programa Escola da Gente.


A proposta amplia as possibilidades oferecidas pelo Vale Verde. As escolas podem agendar as vivências e formações disponíveis pelo sistema NAE. Entre as novas opções estão o Vale Verde na Escola e a Compostagem na Escola. As unidades também seguem recebendo mudas de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), mudas orgânicas e terra adubada, além de orientações para a manutenção das hortas.
Para o professor do Vale Verde Ednilson Pereira Lima, a atividade aproxima os estudantes do processo de produção dos alimentos. “Eles podem pôr a mão na massa, entender como o alimento surge da terra, plantando, tocando na terra, vendo os bichinhos que tem na terra e levando o que foi plantado para o prato”, explicou.
Na EMEB Professora Marly de Marco Mendes Pereira, a horta é utilizada como ferramenta pedagógica e integra diferentes experiências oferecidas aos estudantes, que já participaram do plantio e da colheita de alimentos como brócolis, beterraba e tomate-cereja. Parte da produção é utilizada na alimentação escolar, aproximando as crianças do processo de cultivo e ajudando-as a compreender a origem dos alimentos.


“A gente procura oportunizar todas essas vivências e experiências com as crianças, para que elas tenham esse conhecimento e, a partir dele, possam também ter mais curiosidade em aprender mais”, destacou a coordenadora Marilu Alves de Souza.
A participação dos estudantes também fortalece o protagonismo infantil. Joaquim Moreira, de 10 anos, contou que já participou do plantio e que os alunos ajudam a retirar plantas daninhas e regar os canteiros. “A gente planta alimentos saudáveis”. Já Yasmin Vitória Ferreira, de 10 anos, e Laila Vitória Gomes da Silva, de 9, relataram aprendizados sobre plantas, folhas, sementes e flores durante as vivências. Entre os conteúdos trabalhados estão ainda a preservação ambiental e os cuidados com a natureza.


Prevista na legislação municipal, a horta escolar é uma prática pedagógica presente em todas as escolas da rede municipal, fortalecendo o contato dos estudantes com o cultivo de alimentos, a alimentação saudável e a educação ambiental.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
30/08/2026
Com protagonismo dos alunos, sustentabilidade se consolida nas escolas municipais de Jundiaí por meio do programa Escola da Gente -
02/07/2026
Vale Verde é destaque do TCE por unir educação, alimentação saudável e sustentabilidade -
13/06/2026
Serra do Japi promove experiências de educação ambiental para aproximar população da conservação da natureza -
05/06/2026
Jundiaí celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com ações que unem preservação, ciência e educação ambiental
Baixe as fotos desta notícia na resolução original





