Bibliotecários aprendem consertar livros
Publicada em 20/02/2013 às 15:47A Biblioteca Municipal “Prof. Nelson Foot” sediou, na manhã desta quarta-feira (20), um curso de pequenos reparos em livros. A atividade foi promovida pela SP Leituras, órgão ligado à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Trinta representantes de bibliotecas públicas e de instituições privadas da região participaram.
Leia também
Biblioteca tem várias atividades em fevereiro
Faculdade de Medicina abre inscrições para pós-graduação
De forma prática, os bibliotecários aprenderam novas técnicas para dar um ‘jeitinho’ nos livros que, muitas vezes, voltam rasgados, com páginas e capas soltas, enfim, estragados pelo manuseio.
“Não é uma oficina de restauro, mas de conserto para recompor o material e aumentar a sua vida útil. Com o uso de linha, agulha, cola, pano, papel e muita criatividade é possível devolver uma obra rapidamente para as mãos dos leitores”, ressaltou a especialista em reparos e conservação, Margaret Alves Antunes, responsável pelo curso.
Além da economia para as bibliotecas, o processo contribui com o meio ambiente, já que o livro não é jogado fora. “Como não é difícil arrumarmos, só vai ocorrer o descarte quando o material não tiver mais condição nenhuma”, acrescentou Margaret.
Para a diretora da Biblioteca de Jundiaí, Leila Casote, a atividade foi positiva tanto para a formação dos participantes como para a divulgação da Nelson Foot. “Hoje, nosso acervo tem cerca de 60 mil exemplares e as pessoas que levam nossos títulos são bem conscientes, costumam devolver em bom estado. A margem de descarte está dentro das estatísticas de perda. De qualquer maneira, é sempre bom investimos na formação dos bibliotecários. Esse evento também ajudou a trazer pessoas de diversas cidades para conhecer nosso espaço e elas gostaram do que temos”, frisou.
Próxima atividade
Na próxima sexta-feira (22), a Biblioteca Municipal sedia mais uma atividade especial. A partir das 14h, será realizado um bate-papo sobre literatura infantil com o escritor Márcio Martelli. A entrada é gratuita.
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
23/11/2024
Alunos da Flórida Mestag tornam-se cientistas durante mostra e feira de Ciências
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
Baixe as fotos desta notícia na resolução original