‘Reciclagem da Arte’ termina nesta quarta (6)

Publicada em 05/03/2013 às 11:56

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí (Solar do Barão) recebeu, nesta terça-feira (5), a exposição “Reciclagem da Arte”. A realização da mostra é uma iniciativa da parceria entre o Museu e as Lojas Cem. O objetivo é reciclar a percepção dos visitantes, e não os materiais, como seria o mais usual, explica o produtor da exposição, Manuel Gomes.

Leia mais
Museu da Energia de Jundiaí comemora 12 anos

Obras no Museu da Fepasa já começaram

Exposição pretende tirar visitante do senso ‘automático’ do dia a dia

No total, são 34 obras que convidam o espectador a viver um momento de reflexão. “Muitas vezes vivemos no ‘automático’, não reparamos no que está ao nosso redor”, disse Henrique Gonçalves de Sá, monitor da exposição.

Entre as obras, todas de artistas brasileiros, algumas chamam a atenção pelas inúmeras formas de interpretação, como o “Código de Barras Humano”, produzido por Jean Muzzi. Nela as pessoas se tornam o próprio código de barras.

Outra peça que convida à reflexão é a “Cactus”, de Aldemir Martins, em que há uma reprodução estilizada de uma flor do Cactus, com reprodução adaptada também aos deficientes visuais, com sua reprodução em braile.

“Reciclagem da Arte” também é muito chamativa para as crianças, como explicou Henrique. “As crianças são criativas, muitas vezes observam a obra e dão um significado diferente a ela.” A primeira turma a visitar a exposição foi os alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio, da escola Coronel Siqueira de Moraes. Os visitantes interagiram com as obras, fizeram perguntas, tiraram fotos, e aprenderam que não existe certo ou errado na arte, como explicou Manuel Gonçalves.

A exposição “Reciclagem da Arte” vai até essa quarta (6), no Museu Solar do Barão, com entrada gratuita.

Informações
Museu Solar do Barão

R. Barão de Jundiaí, 762
Horário de Funcionamento:
Terça a sexta-feira – 10h às 17h
Sábados, das 9h às 13h
Telefone: (11) 4521-6259


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/05/exposicao-reciclagem-da-arte-vai-ate-quarta-6/
Leia mais sobre