Palestra trata de acidentes na infância

Publicada em 27/03/2013 às 20:09

As voluntárias da Pastoral da Criança, da Diocese de Jundiaí receberam nesta quarta-feira (27) uma palestra sobre os acidentes e a violência na infância. A responsável foi a médica pediatra Maria Christina Marques, conhecida pela atuação na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim do Lago. O encontro ocorreu no auditório da Cúria, no Anhangabaú.

“Em todo o Brasil, os problemas de ordem infecciosa ou nutricional diminuíram, mas aumentaram os dados sobre casos de acidentes e violência contra crianças e também adolescentes”, afirma a médica.

Debate e reflexão dos participantes sobre um assunto tão importante

Debate e reflexão dos participantes sobre um assunto tão importante

Os motivos, resume, envolvem múltiplos fatores mas estão ligados principalmente ao que chama de “terceirização” da criança, como no caso de creches profissionais em alguns grupos e de cuidados de parentes em outros, resultante da inserção da mulher no mercado de trabalho.

“Esse não é apenas um problema em si mesmo, mas reflete em comportamentos onde os adultos se esquecem do papel de espelho e de educação cotidiana para as crianças. É o caso da mãe ou do pai que atravessa a rua correndo entre os carros puxando o filho pelo braço ou que até apenas usam um cotonete no ouvido enquanto conversam com o filho. Quando ele estiver sozinho, qual o modelo a ser copiado?”, afirma.

Informações
Com essas dicas simples, a médica instigou o debate e a reflexão entre os participantes da rede de 90 agentes que a pastoral mobiliza em 11 cidades da região diocesana. “Esse é objetivo, trazer informações novas nas palestras mensais que possam ser multiplicadas pelos agentes”, explica a coordenadora Helena Barsanelli Cella.

Para a médica Maria Christina, esse ponto é muito importante no cenário de crescimento dos acidentes ao lado da violência entre crianças e adolescentes. “Muitas vezes é a falta de informação que os coloca em situações de risco”, afirma.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/27/palestra-trata-de-acidentes-na-infancia/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original