Artesãos conhecem ações da Diretoria de Turismo

Publicada em 04/04/2013 às 19:26

Uma reunião na tarde desta quinta-feira (4) marcou o início de um novo relacionamento entre a prefeitura e os artesãos de Jundiaí. Com o auditório do Paço Municipal lotado, eles conheceram a equipe e os novos projetos que serão colocados em prática pela Diretoria de Turismo da Secretaria de Agricultura.

O secretário Marcos Brunholi dando às boas vindas aos artesãos

O secretário Marcos Brunholi dando às boas vindas aos artesãos

Ao todo, compareceram 114 pessoas, dos 144 que fizeram o cadastramento até o dia 15 de março. A expectativa é de que a cidade ganhe novos locais para a realização de feiras de artesanato e, futuramente, a Casa do Artesão. O espaço será fomentado pela Prefeitura de Jundiaí e a gestão estará a cargo dos artesãos da cidade.

O secretário da Pasta, Marcos Brunholi, fez a abertura do encontro e disse ter ficado emocionado com a presença dos artesãos, agradecendo o empenho de todos na Festa da Uva. “Estou até emocionado vendo este auditório lotado e quero agradecer a todos. Pessoalmente eu não sabia que Jundiaí tinha este potencial no artesanato”, disse.

Em seguida, a diretora de Turismo, Marcela Mouro, apresentou a equipe da pasta que estará responsável pelos projetos que serão desenvolvidos. Além dela, fazem parte Valéria Oliveira, Sulian de Oliveira Dorta e Edileine Mazolli Leone.

Jundiaí terá a Casa do Artesão

Jundiaí terá a Casa do Artesão

Cadeira cativa
Marcela Mouro adiantou que a, partir deste ano, com o sucesso da Festa da Uva, o evento será anual e os artesãos cadastrados terão presença garantida em 2014. Fora isto, o grupo poderá expor os seus trabalhos na Virada Cultura e no Revelando São Paulo, projetos do Governo do Estado que acontecem neste ano na cidade.

Além destas participações, uma antiga reivindicação da categoria está em estudo para a sua implantação. “Estamos estudando a possibilidade de realizar uma grande feira mensal em locais de grande movimentação de pessoas”, afirmou.

Turismo
Com a criação da Casa do Artesão, Marcela adianta que os roteiros de turismo na cidade irão incluir uma “passagem obrigatória”, para que o visitante conheça a produção do artesanato local.

“Os passageiros do trem turístico, por exemplo, irão até este local ou na chegada, ou na partida. A construção do espaço demandará tempo. Enquanto isto não acontece, estamos analisando um local para ter este ponto fixo. Quem viaja para outro lugar gosta de trazer uma lembrança do local que conhece. Desta forma vai levar um pedacinho de Jundiaí para outros lugares”, finalizou.

Por Édi Gomes
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/04/artesaos-conhecem-projetos-da-diretoria-de-turismo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original