Sarau: Ação comunitária começa na Vila Vilma
Publicada em 15/04/2013 às 17:30Uma roda de capoeira de alto nível marcou, na tarde de domingo (14), a abertura do primeiro sarau do Barracão Cultural Idalina, na Vila Vilma, região do Anhangabaú. Para a Secretaria de Cultura, que apoiou o evento, identificar as iniciativas culturais que já existem na cidade é uma das metas da nova diretoria de Ação Comunitária.
Leia também
Solar do Barão apresenta ‘Autorretrato’
“Não queremos reinventar a roda. É preciso valorizar os moradores que buscam desenvolver projetos culturais”, explica a diretora Eliane Silva, que também é praticante da modalidade.
Em termos financeiros, o investimento é baixo como, por exemplo, o empréstimo de equipamentos de projeção para filmes, que voltam a ser exibidos no local na próxima sexta (12).
O coordenador do espaço, que fica lotado com 40 pessoas, é o professor, músico e comerciante Jarbas Francisco, o “Mestre Pássaro”. “A capoeira integra algo maior, que é a cultura brasileira. Por isso também escolhemos mostrar apenas filmes do nosso País, que fazem parte disso. E esperamos que o reconhecimento ao trabalho de moradores cresça na cidade”, afirmou.
Pontos
O conceito de pequenos espaços de criação identificados na própria comunidade é semelhante ao dos “Pontos de Cultura”, criados no Ministério da Cultura durante a gestão do ministro Gilberto Gil.
Para o diretor de Cultura, Eufradísio Modesto, o destaque deve ser dado “menos aos cargos e aos projetos fechados” e mais para o respeito à cidade e para a própria arte.
Como dizia uma das canções que embalaram os movimentos da roda de capoeira, “nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que balança cai”, depois seguida por músicas e declamações.
O barracão funciona na rua General Martins Francisco Cruz, 96.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
24/06/2026
Jundiaí recebe oficina gratuita com ilustradora da Galinha Pintadinha na Biblioteca Nelson Foot -
23/06/2026
Sala São Paulo-Minas exibe gratuitamente o clássico ‘Tempos Modernos’ nesta quinta-feira (25) -
23/06/2026
Companhia de Teatro de Jundiaí estreia projeto de leitura encenada com o clássico “Bodas de Sangue” -
22/06/2026
Feira de Artes Plásticas e Antiguidades atrai público e valoriza artistas locais no Centro
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



