Saúde aumenta número de exames clínicos
Publicada em 30/04/2013 às 18:51A Secretaria de Saúde ampliou a contratação de exames laboratoriais clínicos de 78 mil para 89,7 mil procedimentos mensais, permitindo a chamada de pacientes com guias de espera em toda a rede municipal de unidades de saúde e de ambulatórios.
Mais
Saúde lembra Dia de Luta Contra Acidentes de Trabalho
Gravidez na adolescência e apoio às gestantes é tema de ação
Em um ano, a capacidade média desse tipo de exames passa de 936 mil para 1,076 milhão de procedimentos. Por mês, serão 11,7 mil exames a mais do que na situação atual. A categoria inclui os diversos exames de urina, de sangue (hemograma), de enzima hepática (TGO e TGP), de colesterol e de glicose.
Distribuídos por cotas para cada unidade, a mudança priorizou as unidades do PSF (Programa de Saúde da Família) como do Parque Centenário, da Vila Marlene e da Vila Ana. Na unidade da Vila Esperança, por exemplo, o “teto” passou de 2,111 para 5 mil.
Os maiores percentuais de uso permanecem em ambulatórios como o NIS (Núcleo Integrado de Saúde) e MI (Ambulatório de Moléstias Infecciosas).
“Estamos buscando soluções viáveis para os diversos tipos de filas que encontramos quando o prefeito Pedro Bigardi assumiu o governo”, afirmou o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, lembrando dos esforços para a entrega de 500 aparelhos auditivos aos pacientes da Ateal, em parceria com o Rotary Club, e do mutirão de cirurgias eletivas que começa no próximo sábado (4) no Hospital Universitário.
Ampliação
O avanço para os exames clínicos foi viabilizado pelas equipes dos diretores de Convênios e Contratos, Conrado Assis Ruiz, e de Finanças, Marino Mazzei Filho.
A ampliação de 15% dos contratos, com base na tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) está vigorando a partir de maio e as unidades de saúde (UBS e PSF) já iniciaram o agendamento, chamando os pacientes com guia de espera. O plano é realizar, em médio prazo, uma avaliação do cenário para verificar se a medida foi suficiente para amenizar o problema.
Na avaliação interna da pasta também é constatada a necessidade de um futuro programa de educação em saúde, visto que muitos pacientes descartam exames recentes e voltam a solicitar os mesmos em mais de uma unidade da rede de saúde. Entre os próximos alvos contra filas estão outros exames como ressonância magnética e ultrassom, com ações previstas para os próximos dois meses.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original