Reunião capacita profissionais para o vínculo materno-infantil

Publicada em 17/05/2013 às 16:06

Profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social da Prefeitura de Jundiaí se reuniram, na quinta-feira (16), na UBS da Vila Aparecida, para a realização da primeira supervisão do grupo de reflexão e vivência com famílias: da gestação aos três anos de idade, realizada através do Programa Primeiríssima Infância, que tem atuação, na cidade, a partir do Comitê Técnico Municipal do Projeto Intersetorial de Desenvolvimento Infantil.

Além dos membros do comitê, profissionais de diversos bairros da cidade participaram da reunião, que contou ainda com Ligia Maria de Almeida Bestetti (Articuladora de Atenção Básica da Secretaria Estadual da Saúde), Alba Lúcia Reyes de Campos (psicóloga) e Teresa Cristina Betelli Piccolo (Articuladora Regional Programa Primeiríssima Infância).

Profissionais de diversas áreas se unem para trabalhar a favor do desenvolvimento infantil

Profissionais de diversas áreas se unem para trabalhar a favor do desenvolvimento infantil

“O projeto vem dando resultados excelentes em todas as cidades em que foi implantado. Em Jundiaí, estamos acompanhando o trabalho intersetorial que está começando a acontecer para o apoio e acolhimento de qualidade às famílias”, explica Ligia.

Vínculo
Um dos assuntos discutidos na reunião foi a importância do vínculo materno desde a gestação. “Os profissionais devem acolher toda a família que, neste momento, fica mais vulnerável. Eles precisam incentivar o vínculo entre mãe e filho, através de grupos de gestante e atendimentos individualizados, por exemplo”, completa Alba.

Este trabalho se baseia em pesquisas, evidências científicas e indicadores de que se uma pessoa cresce ao lado de pais afetivos, com apoio, conforto, limites e proteção, consegue desenvolver estruturas psíquicas suficientemente fortes e seguras para enfrentar as dificuldades da vida cotidiana.

Aprender aprendendo é um dos pilares para o trabalho em conjunto entre variados segmentos

Aprender aprendendo é um dos pilares para o trabalho em conjunto entre variados segmentos

Ações
O comitê tem se reunido, em diversas regiões da cidade, levando informações e iniciativas de trabalho. “O trabalho não é fácil, não é mecânico. Deve ter sensibilidade, acolhimento e escuta qualificada. Os desafios são grandes para o atendimento, mas as ações irão se multiplicar entre as comunidades”, afirma Maria Aparecida Ribeiro da Costa, coordenadora de Pediatria da rede municipal.

“O acolhimento é um dos pilares do projeto, sem perder de vista o que as famílias precisam manifestar nesta fase da vida, seus medos, angustias, dúvidas, problemáticas. O pré-natal ampliado é entender as emoções da mulher, vai além das questões físicas da gestação”, afirma Ligia Maria.

A Fundação
A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal oferece conhecimento prático a ser disseminado, tendo como carro chefe o Projeto Primeiríssima Infância, para melhorar a qualidade do atendimento à gestante e crianças até os três anos de idade.

Por Flávia Alves
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/17/reuniao-capacita-profissionais-para-incentivar-vinculo-materno-infantil/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original