Encontro dá continuidade ao projeto Rede Cegonha

Publicada em 28/05/2013 às 17:59

Representantes de cidades da região (Cabreúva, Jarinu, Itatiba, Louveira, Morungaba e Jundiaí) participaram de reunião no HU (Hospital Universitário) de Jundiaí, nessa segunda-feira (27), com Ligia Maria de Almeida Bestetti, articuladora de Atenção Básica da Secretaria Estadual da Saúde, para apropriar os profissionais e dar continuidade ao projeto Rede Cegonha do Governo Federal.


Mais
Secretário confirma Trem Expresso Jundiaí-São Paulo

O comitê do Projeto Primeirssima Infância participou da reunião

O comitê do Projeto Primeirssima Infância participou da reunião

Em Jundiaí, o HU se cadastrou no Ministério da Saúde para ampliação dos leitos de UTI Neonatal, centro de parto normal com cinco quartos PPPs (pré-parto, parto e pós-parto) e atendimento humanizado com ambiência no centro de pré-parto.

“O Ministério da Saúde irá iniciar as supervisões, a partir de indicadores e informações de pacientes e profissionais. O papel dos profissionais envolvidos na questão é fazer as articulações necessárias dentro da cidade para os encaminhamentos de projetos e ações do Rede Cegonha”, explica Ligia.

Segundo ela, o projeto Primeiríssima Infância, por meio da atuação do Comitê Técnico Municipal do Projeto Intersetorial de Desenvolvimento Infantil, é extremamente importante para a implantação do Rede Cegonha em Jundiaí – que deve ter ações integradas entre as diversas áreas de governo.

Ligia: “Profissionais de diferentes áreas devem trabalhar em conjunto”

Ligia: “Profissionais de diferentes áreas devem trabalhar em conjunto”

Alto Risco
Em 2012, houve mais de 3,5 mil partos no Hospital Universitário (referência de alto risco para Jundiaí e região), sendo que muitas gestantes vieram das cidades vizinhas.

“Nosso projeto é qualificar a realização do pré-natal, com consultas e exames durante a gestação e assim reduzir o número de internações na UTI-Neonatal e gestantes com alto risco”, completa Ligia.

Outro motivo para a crescente taxa de ocupação de internação neonatal é a gravidez na adolescência, que precisa de atendimento mais estruturado, com apoio e acolhimento das jovens.

“Não conseguiremos diminuir os casos de gravidez na adolescência em razão de toda problemática sócio-cultural. Por isso precisamos investir em ações efetivas para ajudar estas gestantes”, diz.

Por Flávia Alves
Fotos: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/28/encontro-regional-da-continuidade-ao-projeto-rede-cegonha/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original