Prefeitura recolhe embalagens de agrotóxicos
Publicada em 29/05/2013 às 18:08O velho hábito de queimar as embalagens de agrotóxicos ficou no passado no sítio do agricultor Ariovaldo Thomazetto, que produz caqui e pêssego numa propriedade localizada no Traviú. Nesta quarta-feira (29), ele foi um dos 20 produtores rurais da cidade que participaram da ação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo para o recolhimento destas embalagens que serão recicladas. Foram recolhidas quase 2 mil embalagens.
Mais
Programação prossegue segunda com mostra Arte Eco
Secretaria finaliza drenagem na estrada do Paiol
Mostra de Dança de Jundiaí movimenta o feriado
A iniciativa, realizada no bairro do Poste, tem como objetivo eliminar o risco de contaminação que este tipo de material pode causar, tanto ao meio ambiente quanto à saúde dos trabalhadores rurais. “É o terceiro ano que participo desta ação. Faço todo o processo de lavagem conforme a orientação, guardo as embalagens e entrego aqui uma vez por ano. Antes disso, quando não tinha a coleta, a gente queimava. Essa ação é muito importante”, diz Thomazetto.
A agrônoma Marcela Filipini, diretora de Agricultura, explica que o posto de recolhimento mais próximo fica em Valinhos. “Esta ação ajuda os produtores de Jundiaí e da região a fazerem o descarte das embalagens corretamente.”
Segundo Marcela, antes do descarte é preciso fazer alguns procedimentos, como a tríplice lavagem das embalagens rígidas. “A gente dá toda a orientação para o agricultor, por exemplo, como fazer a lavagem, o furo embaixo para que não seja reutilizada, até a separação por tamanho.”
Índice
Todo o material recolhido é encaminhado para a Adiesp, de Valinhos, a única empresa na região que faz esse tipo de coleta. Conforme o representante da empresa, Rogério Lona, a Adiaesp atende 15 cidades da região. Ele estima que 80% das embalagens de agrotóxicos usadas, atualmente, são recicladas. “O agricultor está se conscientizando. Há uns 5 anos, esse índice era de pouco mais de 30%”, diz.
Rogério Lona explica que as embalagens recolhidas são enviadas para outra unidade da empresa, que fica em Piedade, onde todo o material é prensado. Depois, segue para fábrica em Louveira, onde é feita a trituração e reciclagem. Ou seja, as embalagens usadas viram novas.
A próxima ação da Secretaria de Agricultura para o recolhimento de embalagem está prevista para novembro. O local ainda não foi escolhido.
Por Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio
-
22/05/2024
Prefeitura de Jundiaí em destaque na Brasil Log 2024
-
28/01/2024
Tradição e inovação marcam a gastronomia da Festa da Uva
-
27/01/2024
Música, atividades lúdicas e brincadeiras agitam a criançada na Festa da Uva
-
01/11/2023
Festa da Uva 2024 abre Edital de Credenciamento para expositores
Baixe as fotos desta notícia na resolução original