Jundiaí sedia curso regional de saúde do trabalhador
Publicada em 10/06/2013 às 14:14Especialistas do Ministério do Trabalho e da Universidade Federal da Bahia iniciaram nesta segunda-feira (10) um curso de atualização sobre a vigilância epidemiológica na saúde do trabalhador para técnicos da área de 12 municípios paulistas. O evento acontece em Jundiaí com apoio da Secretaria Estadual de Saúde e parceria da Secretaria de Saúde.
Mais
Prefeitura amplia mutirão de cirurgias eletivas
As novas mudanças em tramitação para a Renast (Rede Nacional de Saúde do Trabalhador), que acumula as notificações obrigatórias de acidentes no local de trabalho ou no trajeto para este, são um dos temas em andamento até sexta-feira (14). Por esse motivo, o conteúdo é fortemente voltado para o uso de ferramentas eletrônicas como SinanNet e Tabwin.
Mas também há questões voltadas para a vigilância epidemiológica nessa área, especialmente nesta quarta-feira (12). “O número de municípios envolvidos é ainda maior, porque o Centro de Vigilância da Saúde do Trabalhador (Cerest-Visat) de Jundiaí envolve nove cidades em seu regional e ainda outras três como conveniado”, explica o gerente desse setor na Secretaria de Saúde, Hélio Gabriel Faria Silva.
Para Rosa Inamine, que integra essa divisão no Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde, esta é a segunda vez em que o curso é trazido a São Paulo – e a primeira fora da capital. Além de Jundiaí, participam representantes de algumas cidades da Grande São Paulo (como Franco da Rocha), do ABC e da região de Campinas.
A abertura contou com o diretor Celso Eduardo Nascimento Vieira, da Faculdade Pitágoras (que cedeu a sala e os equipamentos para o curso) e com o diretor de Vigilância em Saúde, José Luiz Francischinelli, que representou a Secretaria de Saúde.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman
Baixe as fotos desta notícia na resolução original