Supermercados são alvo de fiscalização
Publicada em 11/06/2013 às 18:49As equipes da Visa (Vigilância Sanitária de Alimentos), da Secretaria de Saúde, percorrem nesta semana diversas unidades de supermercados e hipermercados de Jundiaí como uma ação preventiva para garantir a qualidade dos produtos consumidores pelos moradores da cidade. A ação foi iniciada na segunda-feira (10) e vai prosseguir por um prazo ainda indefinido.
Mais
Poliomielite: Mais de 13 mil crianças já foram imunizadas
Os principais pontos de atenção das equipes de fiscalização estão em setores como padaria, açougue e depósito. E os aspectos mais importantes a serem considerados são muitas vezes invisíveis aos consumidores e cidadãos como o sistema de abastecimento de água, o controle de pragas, o manejo de resíduos e lixo, a higiene e saúde dos manipuladores, a seleção dos fornecedores, as condições de armazenamento, as condições de recebimento, o transporte dos produtos e a exposição de alimentos ao consumidor final.
“Trabalharemos no sentido de incentivar a melhora dos serviços e qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor em Jundiaí”, comenta Serpa.
Prevenção
Para a coordenadora da iniciativa, o fato de ser uma ação preventiva não deve expor as redes ou mercados com problemas neste momento. Ela também afirma que a divulgação pública da ação evita o risco de maquiagem dessas falhas, porque a maioria acontece no cotidiano e muitas vezes até mesmo em falhas de construção ou funcionamento.
“Sabemos, até mesmo por denúncias acumuladas, dos lugares que costumam apresentar mais problemas. Essa ação é preventiva e orientadora, mas está prevista uma nova rodada de pesquisas mais à frente que pode acarretar punições aos reincidentes. Queremos evitar ao máximo prejudicar o comerciante, para quem um dia de interdição causa um forte prejuízo”, alerta.
Uma das propostas da Vigilância Sanitária de Alimentos é, depois da rodada de fiscalização, convocar os representantes de mercados e redes para um encontro onde o cenário geral tenha apontadas as falhas e também os eixos em que podem ser melhorados.
A ideia principal é evitar riscos de contaminação. As principais queixas levantadas por esse setor da Secretaria Municipal de Saúde são sobre temperatura dos produtos e condições de armazenamento, além de casos de risco de falta de higiene. “Estamos vendo desde o termômetro na geladeira de venda até os exames médicos obrigatórios de todos os profissionais desse setor”, explica.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: fotógrafos PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original