Primeira-dama conhece o trabalho do Instituto Luiz Braille

Publicada em 13/06/2013 às 11:49

A primeira-dama e presidente do Funss (Fundo Social de Solidariedade), Margarete Geraldo Bigardi, visitou, na tarde desta quinta-feira (13), o Instituto Jundiaiense Luiz Braille.

Acompanhada pelo psicólogo Gilson Modesto, pela assistente social Márcia Regina Barbosa e pela funcionária da administração Lurdes Vieira, Margarete conheceu as dependências do centro de reabilitação, que atualmente atende 120 cegos ou pessoas com baixa visão.

Durante a visita, Margarete conheceu o trabalho realizado na instituição

Durante a visita, Margarete conheceu o trabalho realizado na instituição

Os assistidos contam com estrutura ampla, psicólogos, professor de orientação e mobilidade, informática, pedagogo, terapeuta ocupacional especializada em estimulação visual, fonoaudiólogo, assistente social e um psiquiatra, que atende a cada 15 dias.

Também são realizadas oficinas com material reciclável. O centro de reabilitação atende a 42 municípios e é referência no Estado de São Paulo

De acordo com o Gilson, que ficou cego aos 18 anos, a cegueira é a deficiência que mais assusta a humanidade. “Trabalhamos para inserir essas pessoas e mostrar a elas que a cegueira é apenas uma limitação. A vida não precisa parar por isso.” Para ele, é preciso avançar na questão das facilidades e acessibilidade para as pessoas com deficiência.

Margarete destacou que nesta administração foi criada a Coordenadoria dos Direito das Pessoas com Deficiência, para trabalhar políticas públicas sobre o tema. “Pretendemos melhorar a situação da pessoa com deficiência no município.”

Após a visita, a primeira-dama conheceu a unidade oftalmológica do instituto, que conta com um corpo de 40 profissionais e realiza 320 consultas por dia. No local, são atendidos pacientes de oito municípios. “Somos referência em atendimento a pacientes com glaucoma”, explicou Lurdes.

Margarete ressaltou que “esse trabalho merece todo o respeito e precisa ser valorizado.”

A primeira-dama aproveitou a oportunidade para convidar o Instituto a participar da Feira da Amizade, que deve ocorrer em setembro. O convite foi prontamente aceito. Margarete recebeu das mãos do assistido Luiz, de 8 anos, um presente e uma carta de agradecimento pela visita à instituição.

Por Luana Dias
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/13/primeira-dama-conhece-o-trabalho-do-instituto-luiz-braille/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original