GM promove seminário sobre mediação de conflitos em ambiente escolar

Publicada em 12/07/2013 às 15:31

A Guarda Municipal de Jundiaí, por meio do Grupamento de Ronda Escolar, realizou nesta quarta-feira (10) o seminário “A segurança e a mediação de conflitos no ambiente escolar”. O evento, no Auditório Elis Regina, no Complexo Argos, teve como palestrante a professora e mestre da UFB (Universidade Federal de Brasília), Flávia Beleza.

Presentes, representantes da Secretaria de Educação, do Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude e Guardas Municipais de Atibaia, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo.

Mais
Jundiaí conquista seis novas UBSs

Reforma do Centro das Artes vai ter consulta pública

O comandante Ferraz e a professora Flávia Beleza

O comandante Ferraz e a professora Flávia Beleza

Na abertura, o comandante da GM, José Roberto Ferraz, explicou a importância da Ronda Escolar e o papel da Guarda. Em seguida, o subinspetor Cássio Nicola, responsável pelo Grupamento Noturno, apresentou alguns números do sistema de ensino da cidade.

Segundo ele, são 122 EMEB’s com aproximadamente 30 mil alunos em Jundiaí, além de 36 escolas estaduais. Para esses números, ele explicou ainda, que a ronda escolar tem aproximadamente 32 GMs, revezando em dois turnos.

O subinspetor frisou ainda que, anualmente, há um treinamento de 80 horas-aula para os guardas municipais, baseado no decreto n° 5.123 de 2004. De acordo com estatísticas da Ronda Escolar, os atendimentos mais comuns em escolas são lesão corporal, evasão escolar, pichação e danos ao patrimônio.

Mediação
A professora Flávia Beleza, mestre em mediação de conflitos, começou falando da Mediação Social. “Ela é o instrumento de educação para a paz e para os direitos humanos no contexto escolar”, disse. Ela ressaltou que, no conflito, o importante é dialogar, participar e viver em paz. “Na mediação social tem que se fomentar a comunicação na sociedade”, afirmou a professora.

Ao final do seminário, o programa EDUCAVI (Educação para a não violência), da Guarda Municipal, encerrou mostrando os trabalhos apresentados nas EMEBs por meio dos GMs Porto e Arenhart.

Flávia Beleza ficará mais dois dias (11 e 12 de julho) em Jundiaí para ministrar cursos de mediação de conflito no ambiente escolar. As aulas acontecerão no auditório da Biblioteca Municipal, no Complexo Argos. As inscrições podemo ser feitas por e-mail (cassio.nicola@gmail.com), informando a quantidade de pessoas, telefone para contato e nome da instituição.

Serão 16 horas de curso com direito a diploma. O horário é das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone (11) 97334-0527.

Por Luciano Guerino
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/12/gm-promove-seminario-sobre-mediacao-de-conflitos-em-ambiente-escolar/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original