Professores visitam patrimônio histórico e cultural da cidade

Publicada em 22/08/2013 às 16:34

A Secretaria de Cultura ofereceu quarta-feira (21) uma formação cultural para 47 professores do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal, dentro do projeto “Jundiaí: múltiplas temporalidades – Ressignificando o Espaço da Cidade”. A proposta, sob responsabilidade do diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, Jean Camoleze, e do historiador Alexandre Oliveira, tem como base a visitação nos patrimônios históricos e culturais da cidade.

Mais
Grupo do Jardim São Camilo recebe roda de cantigas

Professora da Prefeitura vai estudar na Europa

Visitação dos professores aos patrimônios históricos

Visitação dos professores aos patrimônios históricos

“Esta é a primeira ação que irá atender, inicialmente, 3 mil alunos. Em breve, as informações serão repassadas para todos os professores e alunos da rede. A formação cultural é importante porque oferece um suporte de construção da proposta pedagógica, tendo como foco o patrimônio histórico e cultural de Jundiaí que precisa ser conhecido para ser valorizado”, explica Claudete Formis, coordenadora do programa de educação ambiental da Secretaria de Educação.

A formação começou pela Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, prédio construído no final do século 19, pelo arquiteto Ramos de Azevedo. O espaço já abrigou uma das escolas mais tradicionais da cidade, a Siqueira Moraes, e a Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot.

Início
Os professores ainda passaram pelo Teatro Polytheama; praça Rui Barbosa (denominada Largo do Pelourinho no século 18 e Largo do Rosário no século 19); atual praça Governador Pedro de Toledo (enfoque na Catedral Nossa Senhora do Desterro e monumento “esquadra”), finalizando no Museu Solar do Barão.

Por Flávia Alves
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/22/professores-participam-de-formacao-do-patrimonio-historico-e-cultural/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original