Jundiaí discute preservação das áreas de Cerrado

Publicada em 09/09/2013 às 18:08

Ainda restam em Jundiaí animais e plantas em fragmentos de Cerrado. Para quem se interessa ou tem curiosidade sobre esse tema, acontece nesta quarta-feira (11) o “Encontro Sobre Preservação do Bioma Cerrado Regional”, das 8h às 17h, em uma parceria da Prefeitura de Jundiaí, pelo Jardim Botânico, com o Instituto Agronômico de Campinas e a Associação Mata Ciliar.

A peroba-do-campo é uma das espécies ameaçadas em Jundiaí

A peroba-do-campo é uma das espécies ameaçadas em Jundiaí

O evento é aberto e tem inscrições a partir das 8h. A abertura será feita pelo agrônomo Renato Steck, às 8h30, e apresentação do que é esse bioma regional com o agrônomo Afonso Peche Filho, às 8h45.

Depois uma palestra mostra o papel do Jardim Botânico de Jundiaí na conservação do Cerrado com o engenheiro florestal Thiago Pinto Pires. Às 11h, o agrônomo Jorge Belix de Campos fala sobre ações de proteção e recuperação do bioma na região.

À tarde, uma mesa redonda sobre o assunto vai reunir os agrônomos José Eduardo de Arruda Bertoni e Renato Ferraz de Arruda Veiga. Às 14h45 ocorre uma oficina de campo com análise de paisagem do cerrado local e, às 15h40, a dinâmica de grupos sobre a mobilização comunitária pelo cerrado regional.

Novas ações
Em junho deste ano, o Jardim Botânico de Jundiaí iniciou um trabalho de pesquisa em parceria com o Centro de Engenharia e Automação, do Instituto Agronômico, numa área remanescente de 16 hectares junto ao Fazenda Grande, na zona Oeste – lá já houve registro da presença de espécies como jenipapo-bravo, araticum-do-cerrado e guaçatonga, entre outras, que devem tornar o local um ponto de pesquisa e educação ambiental.

A guaçatonga é outra das árvores do bioma Cerrado presentes no município

A guaçatonga é outra das árvores do bioma Cerrado presentes no município

A própria região da cidade em que acontece o evento, na zona Norte, abrigava remanescentes desse bioma, reduzidos pelo avanço do crescimento urbano.

Como participar
O evento é voltado a profissionais de ciências ambientais, administradores de empresas, engenheiros, biólogos, professores, estudantes e demais interessados.

O evento acontece na unidade de desenvolvimento (Unidam) do Jardim Botânico, antigo Viveiro Municipal, na rua Ernesto Gonçalves Rosa Júnior, no Jardim Florestal. Informações e inscrições gratuitas em (11) 4582 2468 ou 4583 1012.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/09/jundiai-discute-preservacao-das-areas-de-cerrado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original