Jardim Tamoio trata de novo posto de saúde da família
Publicada em 04/10/2013 às 17:04O conselho gestor da unidade básica de saúde (UBS) Jardim Tamoio reuniu-se nesta sexta-feira (4) com o secretário da pasta, Cláudio Miranda, para uma avaliação dos planos referentes à unidade. Entre os pontos abordados estiveram a ampliação do estacionamento e o projeto de uma unidade de saúde da família na região do antigo Núcleo Balsan e Residencial Tupi.
Mais
No Paço, reunião preparatória para o evento sobre AVCB
“A unidade tem boas instalações mas está no extremo do bairro, ao lado da avenida dos Imigrantes. A nova unidade prevista visa reforçar o atendimento da área oposta, mas ainda não temos o cronograma”, explicou Miranda.
A UBS Tamoio conta com sete agentes comunitários de saúde dentro do outro programa desse tipo, o PACS. Falando sobre as metas de ampliação da saúde da família, de redução da mortalidade infantil e de ampliação dos números de leitos hospitalares que estão no Programa de Metas 2013-2016, o secretário deu uma visão geral do andamento da reestruturação do sistema de saúde com destaque para ações como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) da Ponte São João, com licitação prevista para 2014.
Para Vanilde Torresan, que participou do encontro, os objetivos estão corretos e vai ser preciso avançar mais. “O número de idosos está aumentando e a reumatologia ainda demora”, diz. De acordo com a Secretaria de Saúde, os profissionais da área foram ampliados de um para dois neste ano no núcleo de especialidades.
Também houve questionamentos sobre a falta de acompanhamento dos profissionais do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), do Governo do Estado, depois do diagnóstico. “Há uma conversa sobre melhorar isso, estamos em diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde”, afirmou Cláudio.
Participação
A ex-conselheira Maria de Lourdes Santos afirmou que a participação popular em espaços como os conselhos é essencial. “Eu apenas não venho mais tanto como antes por causa de problemas de locomoção”, comentou elogiando a equipe da UBS Tamoio.
Os participantes foram informados também da suspensão das cotas de exames para as unidades entre outubro e dezembro. “Temos que ver a demanda real. No ano passado sobrou vaga, um absurdo. E queremos negociar com o fornecedor das coletas laboratoriais para termos no local chá e bolacha ”, informou o secretário.
Uma preocupação dos participantes, que é a retirada do funcionamento até 21h nos dias úteis, foi descartada durante a preparação de novo horário integral das 7h às 14h no próximo ano. A reunião contou ainda com a presença do conselheiro Antonio Correia e dos vereadores Márcio Cabeleireiro e Rafael Antonucci.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original