Prefeitura faz desassoreamento do rio Jundiaí
Publicada em 11/10/2013 às 19:12A Secretaria de Serviços Públicos trabalha intensamente nos próximos dois meses para o desassoreamento do rio Jundiaí com o objetivo de evitar as enchentes, comuns com as chuvas do início do ano.
Mais
Prefeito assina mais de R$ 2 milhões em recursos para Jundiaí
Uma máquina, localizada na margem do rio na região da Vila Hortolândia, deu início nesta sexta-feira (11) à primeira etapa do projeto que contempla a limpeza até Itupeva. “Uma outra máquina fará o desassoreamento de Várzea Paulista até Jundiaí”, afirmou o secretário Aguinaldo Leite.
De Jundiaí a Itupeva o equipamento faz a limpeza dos trechos sem a necessidade de entrar no rio. O material retirado fica na margem por dois dias para o escoamento da água e um caminhão da Prefeitura recolhe e encaminha para um local licenciado, de acordo com o diretor de Recursos Hídricos, Rodrigo Batalha.
Na etapa entre Várzea Paulista e Jundiaí uma outra máquina será utilizada, uma vez que a limpeza é feita dentro do rio. Preocupado com as árvores que existem em toda a margem, o secretário Aguinaldo Leite explicou que o equipamento tem técnicas e lugares certos para entrar e sair, sem danificá-las.
O vereador Celso Arantes, que faz parte da Comissão de Moradores de Áreas de Ribeirinha de Jundiaí, disse que a ação vai beneficiar pelo menos seis bairros da região da Vila Rio Branco, onde os moradores sempre sofreram com as enchentes.
Por Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
Baixe as fotos desta notícia na resolução original