‘Fique Sabendo’ dá oportunidade para 1º teste de Aids
Publicada em 08/11/2013 às 11:47A equipe do Programa DST/Aids, da Secretaria de Saúde, prepara para o período de 25 a 30 de novembro os testes rápidos de detecção do vírus HIV para pessoas de todas as idades com vida sexual ativa que queiram realizá-lo de forma rápida e discreta.
Mais
UBS Morada das Vinhas discute reforço de atenção básica
Aberto edital para obras da UBS Jardim Tarumã
Os testes vão acontecer no CTA (rua Conde de Monsanto, 480, 1º andar, Vianelo) de segunda (25) a sexta (29), das 8h às 16h. Na UBS Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100), de segunda (25) a quarta (27), das 17h às 20h. E na UBS Central (rua Jorge Zolner, 193) na quinta (28) e sexta (29), de 17h a 20h, e também no sábado (30), de 9h a 14h.
“O teste rápido demora cerca de meia hora e é realizado apenas com uma pequena picada na ponta do dedo, como um teste de glicemia”, explica Márcia Rosa, do Centro de Testagem e Amostragem (CTA).A campanha nacional “Fique Sabendo” espera reduzir os casos em que a presença do vírus (que é imunodepressor) é descoberto somente depois de complicações generalizadas. Com os medicamentos atuais é possível manter uma estabilidade de vida.
De acordo com a gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz, um dos principais desafios é atingir a diminuição de casos novos, alcançar níveis próximos a 0% de transmissão materno infantil e acessar as populações mais vulneráveis.
José Arnaldo de Oliveira
-
10/09/2026
UBS Guanabara inicia reforma e amplia estrutura sem interromper atendimento -
03/09/2026
Feriado de 7 de setembro: Confira como será o funcionamento dos serviços públicos em Jundiaí -
26/08/2026
Jundiaí leva demandas da Saúde ao Estado e discute ampliação dos atendimentos -
31/07/2026
Jundiaí adere à Campanha de Multivacinação para atualizar caderneta de crianças e adolescentes e promover mais proteção
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

