Programação completa Ciclo de Cinema Negro
Publicada em 13/11/2013 às 17:00DIA 21
“Alma no Olho” (Direção e Roteiro: Zózimo Bulbul): Etnoficção que traça a trajetória de um povo no novo mundo.
“Aniceto do Império” (Direção e Roteiro: Zózimo Bulbul): A trajetória de um compositor. Fundador de uma Escola de Samba e militante no Cais do Porto. Aniceto do Império Serrano.
“Samba no Trem” (Direção e Roteiro: Zózimo Bulbul): Documento sobre a celebração do Dia Nacional do Samba.
“Martinho da Vila, Paris 77” (Direção: Ari Cândido): O filme é um depoimento do cantor, bem extrovertido, com amigos, pelos bairros e bares parisienses. Neste ano o cantor fazia sucesso em Paris.
“O Rito de Ismael Ivo” (Direção: Ari Cândido): A vida do bailarino negro Ismael Ivo, suas perfomances, depoimentos sobre a dança e as dificuldades sociais. Vindo de uma família pobre da periferia de São Paulo, Ismael deixa o Brasil no início da década de 80 e torna-se famoso e consagrado artista no exterior.
DIA 22
“Pequena África” (Direção: Zózimo Bulbul): Locais habitados por escravos alforriados no período imperial, revela o cotidiano hoje na Praça XV, Central do Brasil, Gamboa, Saúde e Santo Cristo.
“Distraída para a Morte” (Direção: Jefferson De): Três adolescentes negros caminham na metrópole sem destino, distraídos, perambulam pelas vilas, ruas e grandes avenidas. Curta selecionado para os festivais de Gramado e Oberhausen, na Alemanha.
“Carolina” (Direção: Jefferson De): Curta sobre a vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus. Seu “diário” sobre o cotidiano da favela em que morava, o livro “Quarto de Despejo”, foi um sucesso em 1960, quando foi lançado.
“Narciso Rap” (Direção: Jefferson De): Narciso, um garoto negro de periferia, ganha uma lâmpada mágica e pede ao gênio para ser visto branco pleos brancos e negro pelos negros.
“O Muleque” (Direção: Ari Cândido): Garoto pobre e negro, filho da melhor lavadeira da região, tem como único amigo de pescaria, Pedrinho. No entanto uma coisa o aborrece profundamente