Rede de saúde movimenta comunidade no Dia do Diabetes

Publicada em 14/11/2013 às 18:31

Barraca especial na UBS São Camilo chamou a atenção

Barraca especial na UBS São Camilo chamou a atenção

A passagem do Dia Mundial do Diabetes nesta quinta-feira (14) foi marcada em Jundiaí por uma intensa mobilização da rede de unidades básicas e de saúde da família e também pelos preparativos para a caminhada marcada para o Parque da Cidade, nesta sexta-feira (15), a partir das 9h.

Mais
Prevenção do diabetes chega até na feira livre

Este evento vai contar com brinquedos cedidos pela Secretaria de Esportes e pelo Programa de Atividades Motoras Adaptadas (Peama) e também com serviços diversos como testes de glicemia, orientações oftalmológicas e outros para os visitantes em geral.

Caminhada da UBS Ivoturucaia pelas ruas do bairro

Caminhada da UBS Ivoturucaia pelas ruas do bairro

Entre os destaques da mobilização da data principal estiveram a barraca especial do lado externo da UBS São Camilo, as palestras organizadas pela UBS Central e pela UBS Jardim das Tulipas, a caminhada pelas ruas do bairro realizada pela UBS Ivoturucaia e os eventos com frutas e com gelatinas realizadas pela UBS Vila Maringá e pela USF Vila Ana. E mais uma série de palestras que culminaram em um café da tarde na UBS Novo Horizonte.

“A prevenção é o alvo desse esforço conjunto da rede de saúde. O teste de glicemia capilar, na ponta do dedo, é bastante simples e está disponível durante o ano todo”, explica a enfermeira Nilce Botto Dompieri, do setor de prevenção de diabetes da Secretaria Municipal de Saúde.

O tipo mais comum de diabetes é o tipo 2, que acomete adultos e tem aproximadamente 30 mil pacientes em tratamento em Jundiaí (muitos dos quais conseguiram deixar o uso de insulina), mas pode ter o dobro desse número com casos não diagnosticados.

A outra variedade é o tipo 1, que acomete crianças e adolescentes e mesmo sendo mais raro tem um grupo de 120 pacientes atendidos na rede pública.

Palestras
O Núcleo Integrado de Saúde (NIS), no Anhangabaú, promove nas segundas-feiras um ciclo permanente de palestras alternadas sobre uso de insulina, teste de glicemia, pé diabético e alimentação saudável. Mais detalhes podem ser obtidos nas 37 unidades da rede descentralizada da Secretaria de Saúde.

A movimentação em torno do “mês azul” do Dia Mundial do Diabetes começou dia 8 de novembro e continua até a próxima segunda-feira (18), com evento do grupo Feliz Idade na UBS Eloy Chaves. No próximo dia 25 (segunda) haverá um esforço concentrado na UBS Jardim Tarumã; no dia 26 (terça), com atividades da USF Vila Esperança; dia 28 (quarta) tem caminhada organizada pela UBS Fazenda Grande e, no dia 29 (quinta), a premiação do concurso de receitas saudáveis da UBS Vila Rami.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/14/rede-de-saude-movimenta-comunidade-no-dia-do-diabetes/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original