Rede de saúde movimenta comunidade no Dia do Diabetes
Publicada em 14/11/2013 às 18:31 A passagem do Dia Mundial do Diabetes nesta quinta-feira (14) foi marcada em Jundiaí por uma intensa mobilização da rede de unidades básicas e de saúde da família e também pelos preparativos para a caminhada marcada para o Parque da Cidade, nesta sexta-feira (15), a partir das 9h.Mais
Prevenção do diabetes chega até na feira livre
Este evento vai contar com brinquedos cedidos pela Secretaria de Esportes e pelo Programa de Atividades Motoras Adaptadas (Peama) e também com serviços diversos como testes de glicemia, orientações oftalmológicas e outros para os visitantes em geral.
Entre os destaques da mobilização da data principal estiveram a barraca especial do lado externo da UBS São Camilo, as palestras organizadas pela UBS Central e pela UBS Jardim das Tulipas, a caminhada pelas ruas do bairro realizada pela UBS Ivoturucaia e os eventos com frutas e com gelatinas realizadas pela UBS Vila Maringá e pela USF Vila Ana. E mais uma série de palestras que culminaram em um café da tarde na UBS Novo Horizonte.“A prevenção é o alvo desse esforço conjunto da rede de saúde. O teste de glicemia capilar, na ponta do dedo, é bastante simples e está disponível durante o ano todo”, explica a enfermeira Nilce Botto Dompieri, do setor de prevenção de diabetes da Secretaria Municipal de Saúde.
O tipo mais comum de diabetes é o tipo 2, que acomete adultos e tem aproximadamente 30 mil pacientes em tratamento em Jundiaí (muitos dos quais conseguiram deixar o uso de insulina), mas pode ter o dobro desse número com casos não diagnosticados.
A outra variedade é o tipo 1, que acomete crianças e adolescentes e mesmo sendo mais raro tem um grupo de 120 pacientes atendidos na rede pública.
Palestras
O Núcleo Integrado de Saúde (NIS), no Anhangabaú, promove nas segundas-feiras um ciclo permanente de palestras alternadas sobre uso de insulina, teste de glicemia, pé diabético e alimentação saudável. Mais detalhes podem ser obtidos nas 37 unidades da rede descentralizada da Secretaria de Saúde.
A movimentação em torno do “mês azul” do Dia Mundial do Diabetes começou dia 8 de novembro e continua até a próxima segunda-feira (18), com evento do grupo Feliz Idade na UBS Eloy Chaves. No próximo dia 25 (segunda) haverá um esforço concentrado na UBS Jardim Tarumã; no dia 26 (terça), com atividades da USF Vila Esperança; dia 28 (quarta) tem caminhada organizada pela UBS Fazenda Grande e, no dia 29 (quinta), a premiação do concurso de receitas saudáveis da UBS Vila Rami.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original