Gibis sobre o Dia da Consciência Negra são distribuídos
Publicada em 14/11/2013 às 19:06O vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, acompanhadodo responsável pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), Vanderlei Victorino, entregou, na tarde desta quinta-feira (14), gibis sobre Zumbi dos Palmares e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) aos alunos da Emeb Doutor José Romeiro Pereira.
MaisVirada Negra: Missa afro reúne dança, música e fé
O material educativo, produzido pela Editora Lake, em parceria com o Ministério da Educação, será entregue, antes do dia 20, aos 20 mil alunos do ensino fundamental.
“É necessário incentivar o conhecimento histórico das datas importantes para o País. E neste gibi, com linguagem apropriada, as crianças contam com uma maneira legal de entender a história de Zumbi e do Dia da Consciência Negra”, comentou Durval.
Ele lembrou que, em Jundiaí, o ensino da cultura afro-brasileira, africana e indígena já é aplicado nas escoas desde, em cumprimento à lei 10639.
Vanderlei Victorino explicou às crianças um pouco da história de Zumbi e ressaltou que a Coordenadoria luta contra o racismo e o preconceito. “Queremos que isso acabe em todo o mundo. E é importante conscientizar as crianças e mostrar a elas toda a história de Zumbi, que é nosso grande herói.”
O diretor da escola, Adauto Douglas Parré, ressaltou que a cultura do povo negro é tratada com preconceito e que o gibi e o tema abordado nas salas de aula faz com que as crianças tratem o assunto com respeito. “Quem respeita um, respeita todos. Por isso, é importante ampliar esse olhar das crianças à cultura de todos os povos.”
Luana Dias
Foto: Alessandro Rosman
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
08/11/2024
Inscrições gratuitas para o Centro de Línguas começam na segunda (11)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original