Prefeitura apoia saúde preventiva de caminhoneiros
Publicada em 18/11/2013 às 18:34Com diversas rodovias cortando o município, Jundiaí faz parte da rotina de milhares de motoristas locais ou de outras cidades, especialmente de veículos de carga. Nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Saúde enviou uma equipe de profissionais para o evento “Saúde na Estrada”, organizado pela Rede Ipiranga, do Grupo Ultra, no posto especializado Graal 67.
Mais
‘Fique Sabendo’ tem festa e testes rápidos na cidade
“É uma grande iniciativa. Acabei de atender um motorista que estava com taxa de glicemia em 190 e nem sequer sabia que tinha diabetes”, explicou o médico Ricardo Godoy.
Como ele, uma equipe de agentes de unidades de saúde, técnicos de enfermagem e outros profissionais. Em uma mesma linha de atendimento rápido, os visitantes receberam orientações sobre vacinas, massa corporal, prevenção da dengue, da hanseníase, da tuberculose, de tabagismo e muitas outras.
“É uma intervenção bem organizada. Para nós, a orientação para quem fica muito fora de casa é muito importante”, explicou a cirurgiã-dentista Célia Ferragut. A Coordenadoria de Saúde Bucal levou diversos materiais didáticos ao evento.
De acordo com os organizadores, a expectativa é fechar a etapa com 400 motoristas atendidos. Criado há 6 anos, o projeto contabiliza mais de 130 mil pessoas atendidas no País em parceria com as prefeituras locais na chamada “rodo rede” do grupo.
Atenção
Para o motorista Willian Carvalho, 42 anos, a iniciativa desperta a atenção das pessoas para a saúde preventiva. “Eu tenho filho, então a gente sempre pensa apenas nele e esquece da gente. Nem sabia que podia ter a cobertura de vacina contra hepatite, dupla e tétano e agora atualizei rapidamente isso”, comentou.
A distância em relação às unidades de saúde faz muitas pessoas, por falta de tempo, perderem o contato com as medidas preventivas. Como disse o médico Godoy, o argumento a ser levado em conta não é a morte futura, mas o risco de incapacidade temporária para o trabalho e a vida.
O evento continua nesta terça-feira (19), no km 65 da rodovia Anhanguera, no posto Videira.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original