Saúde inova ações de manutenção de tecnologias
Publicada em 22/11/2013 às 19:07A Secretaria de Saúde iniciou nesta sexta-feira (22) as reuniões de lançamento do sistema de planilhas e informações para a manutenção dos equipamentos de uso diário na rede de 37 unidades básicas e de saúde da família e 10 ambulatórios, sem contar os dois hospitais públicos e os pronto atendimentos além de uma faculdade e de entidades conveniadas. A proposta é melhorar o controle e a eficiência desses serviços diante da demanda cada vez maior de tecnologias.
MAIS
Fumas e CDHU realizam mutirão de conciliação
“Os gerentes de unidades da rede municipal de saúde, além das preocupações com o atendimento, também precisam lidar com o funcionamento normal da infraestrutura”, explicou Amariliz Bressan Bertonha, da Coordenação de Atenção Básica, que preparou o material em colaboração com Simone Elisa Serra.
Foram duas turmas iniciais e outras duas na próxima quinta-feira (28). Um dos explanadores foi o cirurgião-dentista Maurício Rodolfo Ciampaglia, do setor de saúde bucal, que detalhou os cuidados necessários para lidar com materiais como o mercúrio e os sintomas de desgaste dos equipamentos odontológicos.
“Com as fichas de manutenção e os informes sobre prazos de garantia e casos de atendimento interno ou acionamento do fornecedor externo é possível evitar gastos desnecessários e garantir a qualidade do equipamento”, comentou.
A valorização da função dos gerentes de unidades da rede de saúde já havia sido iniciada neste ano com o sistema de controle de custos por unidade, implantado pelo diretor financeiro Marino Mazzei Filho. A medida permite a visualização rápida de mudanças na demanda das unidades, identificando problemas pontuais ou ajustando a estrutura de cada uma delas.
Embora tenha sido articulada por profissionais do setor de Atenção Básica, o sistema proposto para a manutenção tecnológica da rede municipal de saúde envolve também os demais setores. O compartilhamento de prazos e características dos contratos de fornecedores, por exemplo, vai permitir aos gestores das unidades o encaminhamento adequado das demandas internas ou externas no cotidiano.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Fotógrafos PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original