Saúde inova ações de manutenção de tecnologias

Publicada em 22/11/2013 às 19:07

A Secretaria de Saúde iniciou nesta sexta-feira (22) as reuniões de lançamento do sistema de planilhas e informações para a manutenção dos equipamentos de uso diário na rede de 37 unidades básicas e de saúde da família e 10 ambulatórios, sem contar os dois hospitais públicos e os pronto atendimentos além de uma faculdade e de entidades conveniadas. A proposta é melhorar o controle e a eficiência desses serviços diante da demanda cada vez maior de tecnologias.

MAIS
Fumas e CDHU realizam mutirão de conciliação

Gerentes debatem novo método para cuidados com equipamentos

Gerentes debatem novo método para cuidados com equipamentos

“Os gerentes de unidades da rede municipal de saúde, além das preocupações com o atendimento, também precisam lidar com o funcionamento normal da infraestrutura”, explicou Amariliz Bressan Bertonha, da Coordenação de Atenção Básica, que preparou o material em colaboração com Simone Elisa Serra.

Foram duas turmas iniciais e outras duas na próxima quinta-feira (28). Um dos explanadores foi o cirurgião-dentista Maurício Rodolfo Ciampaglia, do setor de saúde bucal, que detalhou os cuidados necessários para lidar com materiais como o mercúrio e os sintomas de desgaste dos equipamentos odontológicos.

“Com as fichas de manutenção e os informes sobre prazos de garantia e casos de atendimento interno ou acionamento do fornecedor externo é possível evitar gastos desnecessários e garantir a qualidade do equipamento”, comentou.

A valorização da função dos gerentes de unidades da rede de saúde já havia sido iniciada neste ano com o sistema de controle de custos por unidade, implantado pelo diretor financeiro Marino Mazzei Filho. A medida permite a visualização rápida de mudanças na demanda das unidades, identificando problemas pontuais ou ajustando a estrutura de cada uma delas.

Embora tenha sido articulada por profissionais do setor de Atenção Básica, o sistema proposto para a manutenção tecnológica da rede municipal de saúde envolve também os demais setores. O compartilhamento de prazos e características dos contratos de fornecedores, por exemplo, vai permitir aos gestores das unidades o encaminhamento adequado das demandas internas ou externas no cotidiano.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/22/saude-inova-acoes-de-manutencao-de-tecnologias/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original